Cabeçalho

Velharia: A Sombra e a Escuridão



The Ghost and the Darkness (br: A Sombra e a Escuridão) é um filme produzido pela Paramount Pictures.

Sinopse

Inspirado na história real dos incidentes de Tsavo, em 1898. No final do século XIX acontece a disputa entre franceses, alemães e britânicos para tomarem posse do continente africano. Estando em vantagem, os britanicos encarregam o engenheiro britânico John Patterson (Val Kilmer) para supervisionar a construção da ponte que passa acima do rio Tsavo.


Naquele lugar, dois leões começam a atacar os operários. Os leões eram tão agressivos que os nativos deduziram que eles não eram animais e sim espíritos dos curandeiros mortos que vieram para impedir o avanço do progresso. As feras são batizadas de Sombra e Escuridão. Diante dos ataques e contando com a ajuda do caçador Remington (Michael Douglas), o engenheiro se lança numa missão desesperada para dar fim aos animais.

Elenco
  • Val Kilmer (John Patterson) 
  • Michael Douglas (Charles Remington) 
  • Tom Wilkinson (Beaumont) 
  • John Kani (Samuel) 
  • Bernard Hill (Dr. Hawthorne) 
  • Brian McCardie (Starling) 
  • Emily Mortimer (Helena Patterson) 
  • Om Puri (Abdullah) 
  • Henry Cele (Mahina) 

A História Real

Conforme retratado no filme, houve realmente a construção de uma ferrovia e uma ponte que liga a cidade litorânea de Mombaça, no Quênia, e Campala, em Uganda, região do Rio Tsavo, com o objetivo de escuar o comércio de marfim. A história dos leões também é totalmente verídica, contada pelo protagonista da história em seu livro, o engenheiro chefe John Henry Patterson. Logo que os operários acamparam as beira do lago Vitória, começaram a sofrer ataque dos leões, até então normal, pois estavam na África, no meio da savana. Nada normal era a forma como os leões atacavam: coordenadamente, sem chance para suas vítimas, sempre em dupla, o que é um comportamento atípico em leões, e a forma como agiam: quase humana. Os nativos da região os chamavam de shaitaini (demônios da noite)e os ingleses traduziram isso para Sombra e Escuridão. Eram dois leões machos, adultos e sem juba (o que é um fato muito raro). Há relatos de que em vários ataques arrastaram as vítimas vivas por metros a dentro da savana, outros relatos dão conta de que muitas vezes, começavam a devorar sus vítimas pelos pés, ainda vivas. A crueldade dos ataques,a intensidade como passaram a ocorrer fez com que os operários abandonassem a obra. 
Os dois leões de Tsavo, empalhados em museu de
Chicago: acredita-se em 135 pessoas devoradas em 1898
Em dois meses, eles mataram 130 pessoas. Acredita-se que a escassez de alimento, devido à uma peste que matou muitos animais predados por leões, eles viram na "fartura" de seres humanos trabalhadores da ferrovia a oportunidade de comida fácil. Após meses de tentativas frustradas, o engenheiro chefe John Henry Patterson, em 09 de dezembro de 1898. capturou e matou o primeiro leão e o outro foi morto três semanas depois. Foram empalhados e hoje estão em exposição no Chicago Field Museum of Natural History. Basta acessar o site do museu para ver as fotos e a história completa.



BÔNUS: ASSISTA O FILME COMPLETO AQUI ABAIXO!!

Um comentário:

  1. luzinete amei este filme deis da primeira veis q assisti a 8anos atras vol lembra p sempre sou de pernambuco

    ResponderExcluir