Cabeçalho

Domingo Nostálgico: Cocoricó


Em 1996 estreou Cocoricó, um programa divertidíssimo onde temos personagens próximos à fantasia das crianças que vivencia e discute situações do mundo real, introduzindo conceitos de convivência e noções de matérias escolares. Tudo de forma absolutamente divertida e atraente às crianças em fase pré-escolar.


Júlio é um menino de 8 anos que nasceu na cidade grande. Ele vai passar as férias com seus avós e se apaixona pela Fazenda Cocoricó, que fica na cidade de Cocoricolândia, seus animais e pela natureza que não conhecia na cidade. Na primeira temporada havia apenas um cenário. Na segunda, outros cenários, como o quarto de Júlio, e muitos outros ganham espaço na série. Na terceira temporada ocorrem mudanças mínimas como clipes e episódios novos. A quarta temporada é a que mais apresenta modificações, como a aparição de novos personagens como seu primo João, o sapo Martelo, e o pato Torquato.


Os bonecos manipulados de Cocoricó têm como cenário o mundo da fazenda e seus animais, o que torna a aceitação das crianças absoluta. O menino Júlio conduz as histórias no celeiro da fazenda, criando situações para introdução de conceitos, junto com o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, os papagaios Kiko e Kako e as galinhas Lola, Zazá, Lilica, Galo Galileu, além dos vilões Dito e Feito. As noções de amizade, cidadania, solidariedade, matemática, estações do ano, clima e comidas típicas prosseguem nos desenhos animados alemães, franceses e ingleses cuidadosamente selecionados para os programas.


Júlio foi criado por Fernando Gomes, em 1989, para um especial de Natal chamado "Um Banho de Aventura", dirigido por Bia Rosenberg. Com a qualidade do especial, ele foi desmembrado como uma novelinha no quadro "Senta que lá vem história", do primeiro Rá Tim Bum, e, desde então, o Júlio ficou fora da TV. Com o fim do programa Glub Glub, a TV Cultura estava à procura de um outro personagem para preencher sua programação infantil, e a melhor proposta que se encaixou com os ideais da época foi um programa de bonecos, que teria seu universo em um ambiente rural, onde uma criança se relacionaria com seus melhores amigos: os animais de uma fazenda. Assim, Júlio foi lembrado para interpretar esta criança do Cocoricó. A partir daí, aconteceu o desenvolvimento do perfil psicológico dos outros personagens e a definição de quem criaria e confeccionaria os bonecos. A grande parte desse trabalho foi realizada por Fernando Gomes, que embora tenha concebido boa parte dos personagens do programa, se encarregou de manipular apenas o Júlio.

A primeira temporada do programa apresentava desenhos animados comprados no exterior. A partir de 2002 Fernando Gomes foi convidado a dirigir o programa, a atração que já era sucesso de crítica teve sua aceitação intensificada também pelo público, com uma alta audiência na tevê e um enorme sucesso com a venda de DVDs. Com a direção de Fernando Gomes o programa passou a ter apenas histórias desenvolvidas pela própria turma, sem a inclusão de desenhos. Ganhou novos cenários, personagens e clipes musicais.


Cocoricó fez parte do grupo dos muitos bem-sucedidos programas da linha infanto-juvenil da Tv Cultura, que alcançaram com louvor o difícil feito de aliar entretenimento a conceitos pedagógicos. Em 1996, o Cocoricó foi considerado o melhor programa infantil pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em 2004 ganhou o prêmio de melhor programa infantil para crianças de zero a seis anos no Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, no Chile.

Personagens

Principais
* Júlio (Fernando Gomes) - É o menino da fazenda sempre disposto a brincar com todos.
* João (Eduardo Alves) - É o primo do Júlio todo moderninho e cheio de gírias.
* Alípio (Hugo Picchi) - O cavalo da fazenda muito atrapalhado e guloso está brincando.
* Lola (Eduardo Alves) - Ela é mais esperta das galinhas e já viajou pelo mundo num circo.
* Zazá (Neusa de Souza) - A mais velha das galinhas que às vezes fica muito nervosa.



Secundários
* Astolfo (Hugo Picchi) - É um porquinho bebê muito engraçado e divertido.
* Caco (Neusa de Souza) - Um papagaio que vive implicando, mas são amigos.
* Lilica (Magda Crudelli) - A mais nova galinhas muito curiosa e brincalhona.
* Mimosa (Magda Crudelli) - É a vaquinha que dá o leite do pessoal da fazenda.
* Oriba (Álvaro Petersen Jr) - É uma índia amiga do Júlio.
* Sapo Martelo (Enrique Serrano) - Um sapinho muito esperto que tem como melhor amiga uma mosquinha.
* Toquinho (Enrique Serrano) - É um morcego amigo do pessoal do paiol.
* Vô e Vó (Fernando Gomes e Álvaro Petersen Jr) - São os avós do Júlio e do João.
* Noel - Pai do João que trabalha como engenheiro.
* Dora - Mãe do João que trabalha como professora.
* Rodolfo - O irmão caçula do João.
* Vitória (Falcon Mantovanni) - Uma menina que deu uma quedinha no Júlio e deixou Oriba com ciúmes.
* Esfarrapado - Um cachorro peludo e brincalhão
* Donivaldo - O porteiro do prédio em que o João vive.

Antagonistas
* Dito e Feito (Álvaro Petersen e Enrique Serrano) - Sempre armam confusão.
* Pato Torquato (Eduardo Alves) - É o marido da Patavina.
* Patavina (Magda Crudelli) - É uma pata um pouco rabugenta.
* Roto - Um rato rabugento que vive no lixo.



Outros
* Aparício - Um amigo do Júlio que tinha medo de andar a cavalo.
* Francisco - Melhor amigo do Júlio.
* Douglas - Um Amigo do Júlio que tinha de fazer um muro e o Júlio e sua turma ajudaram.
* Vaqueiro Leonardo - É quem ajuda o Alípio no trabalho da fazenda.
* Fifi - A namorada dele que é muito ciumenta como ele falou.
* Palito - O primo de Alípio que mora numa cidade perto de Cocoricolândia, mas não se sabe se é a mesma do João.
* Dona Donivalda - Parente do Donivaldo.
* Super-Sapo - Paródia do Homem-Aranha.
* Quico - Um homem rabugento da cidade grande que se chama assim porque sempre fala "O que, que eu tenho a ver com isso".

Deixe aqui seu comentário!