Cabeçalho

Domingo Nostálgico: Popeye


Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. Segar em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer.

É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl, e pronuncia-se: "Ólev Oiu"), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto).

Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.

Popeye tem como suas principais características, seu uniforme de marinheiro (que era de cor escura na década de 1930, mudando mais tarde para branco no final dos anos 40, e durante os anos 50 e anos 60, como são os uniformes da marinha); possui duas tatuagens de âncoras nos dois braços, e está sempre com um cachimbo feito de sabugo de milho, por causa disso ele só fala com um dos cantos da boca, enquanto segura o cachimbo com o outro canto do outro lado do nariz. Tem a cara meio deformada, sempre com um olho fechado, e um protuberante queixo partido ao meio. Em suas primeiras aparições não era careca, possuia vários fios de cabelo despenteados em baixo do quepe de marinheiro, que com as mudanças no design do personagem durante os anos, foram sendo reduzidos para apenas três ou dois fios.

Robin Williams no papel de Popeye
Diferente do que muitos pensam, o personagem não apresenta uma idade tão avançada, mas tem apenas um "rosto deformado", pois ele nunca foi mostrado em seus desenhos tendo a idade de um homem velho. Em um curta-metragem de 1953 chamado "Popeye, the Ace of Space", é revelado que o personagem tem na verdade 40 anos; em Popeye o Filme de 1980 (que traz Robin Williams no papel principal), o marinheiro é descrito com cerca de 30 anos. Curiosamente no site oficial popeye.com, as idades dos personagens são descritas desta forma: Popeye tem 34 anos, Olívia tem 29, e Brutus 36.

Algumas das frases mais usadas pelo personagem são: "I'm Popeye, the sailorman!" ("Eu sou o marinheiro Popeye!"), "I am what I am, and that's all what I am!" ("Eu sou oque sou, e isso é tudo oque eu sou!"), "I'm strong to the finish, cause I eats me spinach!" ("Sou forte até o fim, com espinafre pra mim!"), "That's all I can stands, cuz I can't stands n'more!" ("Já aguentei o que pude, não aguento mais!").

Mas a frase que é traduzida para português das mais diferentes formas é "Well, blow me down!" que significa ao pé da letra: "Bem, ventanias me empurrem!" ("Blow Me Down" é uma frase popular entre piratas ou marinheiros, referindo-se aos ventos empurrarem as velas do navio). Na dublagem brasileira essa mesma frase é substituída por várias outras expressões usadas no Brasil, como: "Macacos me mordam!", que algumas vezes varia também entre "Tubarões me mordam!" e "Camarões me belisquem!" (para fazer referência ao fato de Popeye ser um marinheiro). Outras traduções para "Blow me Down" criadas somente na dublagem do Brasil são: "Pelas barbas do camarão!", que é uma paródia da frase "Pelas barbas do profeta!", também muito conhecida no Brasil, e "Com mil camarões!", paródia da frase "Com mil demônios!", outra expressão comum no Brasil. A única frase usada na dublagem brasileira que mais se aproxima da original "Well, blow me down!" dita na versão em inglês é: "Ventos me levem!", que é usada na tradução de poucos episódios.

O significado do seu nome (pop eye) é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar / arrancar, "eye" = olho, parecido um pouco com a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".

Um fato curioso é que nas animações do início dos anos 30 Popeye era mesmo caolho, e não possuia o seu olho direito, mas em meados dos anos 40 essa característica foi tirada da personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando de um para o outro, e as vezes mantendo os dois olhos abertos.

O criador de Popeye, Elzie Segar contou, anos depois, que a inspiração para o personagem, veio de um homem que ele conheceu quando criança, em Chester, Illinois, chamado Frank "Rocky" Fiegel. Aposentado, Frank era pago para manter limpo o bar local. Vivia com o olho direito meio fechado, fumava cachimbo e mentia muito. Não parava de contar aventuras imaginárias, gabando-se das proezas de sua força física, garantindo que nunca tinha perdido uma briga. Suas histórias e a maneira de proceder mexeram com a imaginação do garoto Elzie que, quando teve oportunidade, colocou Fiegel em cena, transfigurado em Popeye.

Dudu e Olívia também foram baseados em pessoas reais que Elzie Segar conheceu. O Dudu foi inspirado em "J. William Schuchert". Ele lembrava fisicamente o personagem, e também tinha um gosto por hambúrgueres. Olívia Palito foi inspirada em "Dora Paskel". Ela era a dona de um armazém geral em Chester. Ela era alta, magra e usava o cabelo bem enrolado em um "coque". Ela também é descrita a se vestir da mesma forma que Olívia, usando sapatos de botões que eram populares naquela época.

Atravessando gerações, as histórias do Marinheiro Popeye cativaram as crianças de todas as épocas. Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre nos Estados Unidos, porque as mães convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes. Para o público brasileiro, pode parecer um pouco estranho o espinafre do Popeye ser enlatado, mas o fato é que nos Estados Unidos, sempre foi comum vender espinafre em latas (em sopa ou empapado), assim como também é comum nos EUA comprar feijão em lata, ou milho enlatado. O espinafre do Popeye não apareceu originalmente nos quadrinhos, ele foi criado apenas para os desenhos de cinema, e só depois foi introduzido também nas histórias em quadrinhos. Nos primeiros quadrinhos, Popeye era bem diferente do que ele seria mais tarde, só se alimentava de carne, e não gostava de qualquer tipo de vegetal ou legume.

Personagens

Muitas personagens coadjuvaram com Popeye tanto nas HQ quanto nas animações. Um deles foi um bebê órfão chamado Gugu, que mais tarde foi adotado por Popeye, outro foi o o pai de Popeye, um velho teimoso que sempre se mete em encrencas, o comedor de hamburguer, Dudu, um animal nativo da África chamado Eugênio o Jeep Mágico e também a Bruxa do Mar. Mas alguns foram criados somente para os desenhos animados, como os quatro sobrinhos de Popeye e um amigo de Popeye chamado Shorty que ele conheceu quando entrou para marinha.

Marinheiro Popeye (Popeye the Sailor) - Um marinheiro caolho, que está sempre de cachimbo no canto da boca, e usa uma lata de espinafre como sua arma secreta. Ele está sempre salvando sua namorada Olívia Palito das perseguições do Brutus.

Olívia Palito (Olive Oyl) - A namorada do Popeye, que é alvo constante das perseguições do Brutus, que quer conquista-la. Olívia nos primeiros episódios, não gostava de Brutus, e não dava atenção a ele quando este mexia com ela, só após algum tempo (principalmente em episódios dos anos 50 e 60) ela passou a se deixar se impressionar por ele, mas sempre acabava voltando para o Popeye quando Brutus a tratava mal.

Brutus (Bluto) - O principal vilão das histórias, ele vive paquerando a Olívia, mas sempre se dá mal no fim. O design de Brutus, costumava variar muito desde 1933 até os anos 50, em alguns episódios ele era desenhado "forte" e em outros apenas "gordo".

Bruxa do Mar (Sea Hag) - Uma feiticeira do mar, que era apaixonada pelo Vovô Popeye. Mas não sendo correspondida por ele, dedicou sua vida a persegui-lo pelos Sete Mares, em busca de vingança.


Abutre (Vulture) - Fiel abutre de estimação da Bruxa do Mar, que sempre a ajuda em seus planos malignos.

Dudu (Wimpy) - Comedor de hamburguer, que nunca paga o que deve. Sempre pede dinheiro emprestado para comprar um hamburguer, mas acaba nunca pagando.

Gugu (Swee' Pea) - Ele é um bebê orfão abandonado pela mãe, por falta de condições financeiras, que foi encontradado e adotado por Popeye, em uma história em quadrinho de 1933.

Vovô Popeye (Poopdeck Pappy) - O pai de Popeye, que passou a vida inteira fugindo da Bruxa do Mar.

Pipeye, Pupeye, Poopeye e Peepeye - Os sobrinhos quadrigêmeos de Popeye, que estão sempre aprontando confusões.

Shorty - Um marinheiro baixinho que usa óculos, ele é um amigo do Popeye que ele conheceu na marinha. Shorty é muito atrapalhado, e as vezes irritante, está sempre tentando ajudar Popeye, mas sem querer ele sempre acaba o colocando em várias encrencas. Ele ainda tem o costume de sempre ficar cantarolando, o que acaba deixando sua personalidade mais irritante ainda.

Dureza (Rough House) - Dono do restaurante Dureza, que vive esperando que Dudu pague os hamburguers que comeu em seu restaurante.

Castor Palito (Castor Oyl) - O irmão da Olívia Palito. Aparecia muito nas histórias em quadrinhos mas poucas vezes nos desenhos animados. A tradução do seu nome, e de outros membros da "Família Palito" em português, aparece na história em quadrinho de 1999: "O Casamento de Popeye e Olívia".

Nana Palito (Nana Oyl) - A mãe da Olívia Palito. Também aparecia muito nos quadrinhos, mas no desenho animado só apareceu no episódio O Homem do Trapézio Voador, e em um episódio da série "Popeye e Filho".


Cole Palito (Cole Oyl) - O Pai da Olívia Palito. Nos desenhos animados ele também apareceu em apenas um episódio, mas tinha grande participação nas histórias em quadrinhos.

Geezil (George W. Geezil) - Um comerciante desonesto, que uma vez tentou vender um casco de pele de coelho para Popeye, dizendo que era de pele de urso. Ele tem grande antipatia com o Dudu, e estão sempre discutindo.

Eugênio o Jeep Mágico (Eugene the Jeep) - Animal nativo da África, que se alimenta de orquídeas. É capaz de fazer mágicas e atravessar paredes, ele também sabe fazer truques como: balançar a cabeça para dizer "não", e abanar o rabo para dizer "sim".

Os Goons (The Goons) - Estranhos habitantes da Ilha dos Goons, que já mantiveram o pai do Popeye preso na ilha. Mas quando Popeye foi à ilha resgatar seu pai, os dois conseguiram acabar com os Goons, e sair da ilha.

Alice a Grande (Alice the Goon) - Uma Goon fêmea, é parente dos Goons da Ilha dos Goon. Ela é muito parecida com eles, mas usa um vestido, sapatos e chapéu com uma florzinha em cima.

Espinafre (spinach) - A arma secreta de Popeye, que sempre é usada na útima hora.



Dubladores da Herbert Richers

Popeye - Orlando Drummond
Olívia - Terezinha Moreira / Maralisi Tartarine / Miriam Ficher / Lina Rossana / Christiane Monteiro
Brutus - Milton Luís / André Luís Chapéu / Paulo Flores
Dudu - Sílvio Navas / Carlos Marques / Mauro Ramos
Gugu - Adalmária Mesquita / Ana Lúcia Meneses
Bruxa do Mar - Ilka Pinheiro
Shorty - José Luís Barbeito / Alexandre Moreno
Locutor dos créditos - Márcio Seixas 

Deixe aqui seu comentário!