Cabeçalho

Domingo Nostálgico: Inspetor Bugiganga




Inspetor Bugiganga (título no Brasil) ou Inspector Gadget (título em Portugal) é um desenho animado de origem em seis países  Canadá,  Alemanha,  Estados Unidos,  Japão,  França,  Reino Unido. Narra as aventuras de um inspetor policial que ao sofrer um acidente, foi transformado numa espécie de robô com mil e uma bugigangas diferentes pelos policiais que exerciam o projeto secreto "bugiganga".

Porém o maior vilão da cidade, causador do acidente do inspetor, perdeu sua mão no tal acidente e se transformou no "Dr. Garra". Agora bugiganga tem que salvar o mundo dos crimes do Dr. Garra, que acha que bugiganga o fez perder a mão e por isso vive tentando destruí-lo.

A história do desenho gira em torno do cheio de truques John Brown, um guarda de segurança que sonhava em tornar-se o maior policial do mundo. Inepto e ingênuo, ele passou por situações inesperadas que o levaram a ser o candidato ideal para um projeto supersecreto no qual a cientista Dra. Brenda Bradford usou seu conhecimento em robótica para transformá-lo num homem de muitos talentos e acessórios.

Apesar de não ter sido aceito na academia de polícia, John Brown estava determinado a realizar seu sonho de combater o crime e após um acidente que o deixou à beira da morte ele foi submetido as experiências da Dra. Bradford que implantou em Brown 14.000 apetrechos úteis por todo o corpo e quando ele despertou era o Inspetor Bugiganga, uma máquina humana moderna de combate ao crime.

O corpo de Brown passou a possuir um lançador de foguetes, pernas de 4,20m de comprimento e um pescoço que funcionava como uma escada de bombeiro e mais uma série de engenhocas, como hélice na cabeça e mola no pescoço.

No combate ao crime o inspetor estava sempre com seu inseparável chapéu e sobretudo cinzas, além de contar com o apoio de sua sobrinha Penny de 12 anos e o seu cão predileto, o Cérebro. Dirigindo o seu Gadget-móvel ou voando com suas hélices saídas direto da cabeça, o Inspetor Bugiganga combatia o crime em Metro City com muito bom humor.

O principal vilão da cidade é o terrível e nefasto Dr. Garra e seu Gato Maluco. Garra acredita que Bugiganga o fez perder a mão e por isso vive tentando destruí-lo. A Grande sacada é que nunca podemos ver o corpo do vilão, apenas seu braço mecânico, enquanto sua mão fica batendo em sua escrivaninha.

Bugiganga recebe suas missões do Coronel Bigode, antigo membro da Legião Estrangeira Francesa, que em quase todo episódio da série termina com seu grito "Bugigangaaa!".




Dubladores Originais
   
Don Adams .... Bugiganga
Holly Berger .... Penny
Frank Welker .... Thommy
Maurice LaMarche .... Coronel Bigode
Frank Welker .... Dr. Garra



Dubladores Brasileiros

Jorge Pires .... Bugiganga
Márcia Gomes .... Penny
Francisco Borges .... Thommy 
Mário Jorge .... Coronel Bigode
José Parisi Jr ..... Dr. Garra









Deixe aqui seu comentário!