Cabeçalho

Relembrando Clássicos

Esse post foi o segundo Domingo Nostálgico publicado pelo blog no dia 19/12/2010. Quem nunca jogou num desses não sabe o que é diversão..hehe. Confere aí a postagem!



O lendário Super Nintendo

Video game que marcou toda uma geração e deixou muitas saudades devido sua jogabilidade, grande número de jogos e inovação tecnológica  para a época.



O Console:


Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, Super NES, SNES e no Japão como Super Famicom), é um videogame lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 nos EUA e 1992 na Europa.

O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Muitos também o consideram o melhor console da história pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ele. O SNES foi oficialmente descontinuado em setembro de 2003, depois de render bilhões de dólares a Nintendo e fazer o mercado doméstico de videogames ainda mais atrativo.

Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo.

Adicionar legenda
O clássico. Vai dizer que você nunca jogou....

Quem nunca assoprou uma dessas pra voltar a funcionar o jogo?

O Controle:

Seu formato básico incluía um direcional digital, 4 botões em cruz (A, B, X e Y), 2 botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT).

Foi o primeiro controle a trazer "botões de ombro" (shoulder buttons) nas bordas, chamados L e R (Left e Right - Esquerda e Direita). Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.

Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a inclinação da cruz), Y e X, possuíam formato côncavo, enquanto os inferiores convexo. Tal formato, tornava a jogabilidade mais prazerosa em jogos como Super Mario World e Donkey Kong, em que o botão superior Y ficava permanentemente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente para outras funções.

A versão japonesa/européia do aparelho traz os botões em cruz em quatro cores diferentes: verde, azul, amarelo, vermelho, respectivamente aos botões Y, X, B e A, enquanto na versão norte-americana, os botões côncavos Y e X tinham coloração lilás e os botões convexos B e A azul marinho.

Mesmo com toda tecnologia oferecida pelos consoles atuais o Nintendo ainda é lembrado com saudades por quem teve o poder de seu controle nas mãos. Saudosistas (como por exemplo os malucos deste blog) ainda possuem ou desejam possuir um console desse maravilhoso game, pois só quem teve o prazer de jogar sabe do que estamos falando!

Só para complementar...agora nós (os malucos donos do blog) temos um NES! Relendo o post deu até vontade de jogar....vou ali e já volto!

Deixe aqui seu comentário!