Cabeçalho

Velharia: O Maskara



The Mask é um filme de fantasia e comédia de 1994 baseado em uma série de história em quadrinhos publicadas pela Dark Horse Comics. Este filme foi dirigido por Chuck Russell, e produzido pela Dark Horse Entertainment ea New Line Cinema, e lancado originalmente aos cinemas em 29 de julho de 1994. O filme é estrelado por Jim Carrey como Stanley Ipkiss (também conhecido como The Mask) e Cameron Diaz como Tina Carlyle, em sua estréia como atriz. Carrey foi nomeado para um Globo de Ouro por seu papel. O filme foi indicado para o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, perdendo apenas para Forrest Gump.


Sinopse

Stanley Ipkiss é funcionário de um banco na cidade de Edge City. Ele é fracassado, desprezado e vive brigando com a dona da pensão em que mora junto com seu cachorro Milo. Certo dia (na verdade era à noite), após ter sido expulso de uma festa, á caminho de casa, o carro velho que pegou emprestado empaca no meio do caminho, num acesso de raiva, Stanley força o carro para funcionar novamente e por fim acaba com o mesmo. Frustrado com tudo que estava acontecendo com ele, Stanley encosta no beiral da ponte onde destruira o carro e ao olhar para o rio, vê algo que se assemelha a um rosto. Para a sua surpresa, não é uma pessoa no rio, e sim uma máscara. Ao chegar em casa, Ipkiss coloca a máscara no rosto e se transforma em um cara completamente louco, com poderes fantásticos, com uma habilidade incrível de realizar seus desejos mais íntimos, sejam eles bons ou ruins.

Durante o filme, Stanley e seu melhor amigo e colega de trabalho Charlie conhecem Tina Carlyle, uma elegante e glamurosa cantora loira que é a nova atração do clube da cidade Coco Bongo. Encantado com ela, Stanley desenvolve um interesse platônico e acha quase impossível conquistá-la, até que adquire a máscara. Um de seus desejos é tentar seduzir a bela loira. O único problema é que terá que enfrentar o namorado da mesma, Dorian Tyrell, um inescrepuloso gângster que deseja tomar para si a cidade eliminando seu chefe Niko, que é o dono do Coco Bongo. Dorian usa Tina como Go-Go Girl para as festas do clube, e a trata como um objeto seu. Em um dado momento, o Máskara tira vantagem de Dorian, uma vez em que atrapalha o assalto planejado por Dorian e seus comparsas, colocando-os no prejuizo, procurados pela polícia. O Máskara agora é perseguido por Dorian e seus comparsas e também pela polícia.


Elenco

Jim Carrey .... Stanley Ipkiss / Máskara
Cameron Diaz .... Tina Carlyle
Richard Jeni .... Charlie Schumaker
Amy Yasbeck .... Peggy Brandt
Nancy Fish .... Sra. Peenman
Peter Riegert .... Tenente Mitch Kellaway
Jim Doughan .... Douglas Doyle
Peter Greene .... Dorian Tyrell
Ivory Ocean .... Prefeito Tilton
Orestes Matacena .... Niko
Reg E. Cathey .... Freeze
Ben Stein .... Dr. Arthur Neuman


Curiosidades

A enorme dentadura usada pelo Máskara só apareceria nas cenas sem diálogos, mas Jim carrey aprendeu a falar com ela e passou a usá-la sempre.

Talvez pela obsessão de Stanley Ipkiss por desenhos, o Máskara imita alguns personagens, como Taz, no modo de girar como um tornado, Pepe Le Pew, enquanto corteja Tina no parque, e Pernalonga, na cena em que ele finge morrer nos braços de um gângster.

O nome do clube freqüentado por Stanley é Coco Bongo, o mesmo do bar que Peter Appleton, de Cine Majestic, vai após perder o emprego. Ambos são personagens vividos por Jim Carrey.

O prédio Ripley’s Auto Finishing também foi usado em Caça-Fantasmas 1 e 2, servindo como quartel general dos personagens.

Durante a cena em que Jim Carrey fazia bichos de balões para os gângsteres, e de repente tira um preservativo do bolso, dizendo: “Me desculpe, bolso errado”, foi improvisada pelo ator.

A roupa amarelo-banana que Jim carrey usa é baseada na roupa que sua mãe costurou quando ele tentou fazer comédia de palco pela primeira vez.

Uma introdução sobre como os Vikings enterraram a máscara de Loki está entre as cenas deletadas do filme, disponíveis somente no DVD.


Deixe aqui seu comentário!