Cabeçalho

Domingo Nostálgico: Glub Glub

 

Glub-Glub é um programa infantil brasileiro que foi originalmente exibido entre 1991 a 1998, pela TV Cultura onde foi substituido por As Histórias do Velho Urso, o programa regressaria um tempo depois ficando mais alguns meses no ar, mas novamente saiu de cena para dar lugar ao desenho O Pequeno Urso, onde nunca mais voltou a ser exibido em sua versão original. O programa era focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho (Carlos Mariano) e uma fêmea (em alguns capítulos, interpretada por Cecília Homem de Mello, mas originalmente por Gisela Arantes). Tempo depois, uma nova personagem seria introduzia, a carangueja Carol, interpretada por Andrea Pozzi.

"Logo" do programa.

Uma das grandes curiosidades deste programa foi a efêmera participação especial dos apresentadores de tele jornal da TV Globo William Bonner e Fátima Bernardes interpretando os próprios peixinhos em um episódio. 

O enredo básico de cada episódio trazia algum problema ou situação, cuja solução no final servia como lição de moral. Toda a ação ficava em torno dos diálogos, já que tudo ocorria sempre no mesmo local: um ponto do fundo do mar aonde havia caído uma televisão que, segundo mostrava a abertura, era abastecida por um peixe-elétrico. A televisão, aliás, era um dos maiores destaques do programa, pois era através dela que os personagens assistiam animações, que eventualmente apresentavam alguma lição de moral que ajudava na solução de uma discussão ou problema recorrente. 


Além de seu valor educativo, o programa fez sucesso por apresentar ao Brasil várias animações estrangeiras um tanto alternativas. Vindas de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra,França e Bélgica, elas eram produzidas através das mais diferentes técnicas, incluindo stop motion bonecos live action (com atores fantasiados), entre outras. Até hoje, Glub Glub ainda é um dos blocos de animação mais importantes que o Brasil já teve. 



Animações exibidas pelo programa 

* Arrume Tudo e Pare com Isso (Stoppit and Tidyup) 

Bojan
* As Aventuras de Morph (The Amazing Adventures of Morph) 
* A Baleia Léa 
* Bertha e a Fábrica (Bertha) 
* Bojan (Medved Bojan) 
* Bouli 
* Os Brollys(The Brollys) 
* Cobi e sua turma 
* Cachorrinhos (The ChuckleHounds) 
* Capitão Urso Azul e Suas Histórias de Marinheiro (Käpt'n Blaubärs Seemannsgarn) 
Ernest, O Vampiro
* Ernest, O Vampiro (Ernest, Le Vampire) 
* Fábulas das Cores 
* Fábulas dos Números 
* Frutas e Companhia (Los Fruittis) 
* Gil & Giulia (Gil & Julie) 
* Gulp 
* Histórias de Pom Pom (Pom Pom Meséi) 
* Jimbo (Jimbo and the Jet Set) 
* Johnson e Seus Amigos (Johnson and Friends) 
* Jojoaninha (Cococinel) 
* Naftaline 
Pingu
* Nicolau e a Turma do Quintal 
* A Minhoquinha que Morava na Maçã 
* O Pato Dínamo (The Adventures of Dynamo Duck) 
* Pequeno Homem Verde (The Little Green Man) 
* Phillip 
* Pingu 
* Pipi e Cuco 
* Plastinots (Plonsters) 
* Pumuckel 
* Ric (The Adventures of Ric) 
Urbanóides
* Rua dos Pombos (Pigeon Street) 
* Salsicha & Salsichão (Pipi in Melkijad) 
* Socorro, Vovó (Oma Bitte Kommen) 
* Toki Doki 
* Turma do Bom Clima 
* Urbanóides 
* Vovô Cornélio 
* Zeca & Joca (Pat a Mat) 
* Zig & Zag 

Retorno 

Em 2006, uma nova versão de Glub Glub estreou, inicialmente sendo exibida apenas no TV Rá-Tim-Bum, passando a ser exibida também na TV Cultura. Estrelando Carlos Mariano e Gisela Arantes, a nova versão traz um nova premissa: agora o tema é voltado para a biologia marítima, e os peixes Glub e Glub apresentam vídeos feitos pelo cinegrafista Lawrence Wabba, retratando a vida marinha. Os cenários e o visual dos peixes foram remodelados. 

A nova versão possui, no momento, 26 episódios. Muitos fãs da versão original criticaram as alterações, apesar do retorno dos personagens em si ter chamado a atenção dos saudosistas. Essa nova empreitada também tem apresentado baixa popularidade entre o público alvo, ou seja, o infantil.

Desde o dia 23 de Abril de 2011, Glub Glub está de volta, agora aos sábados das 10h30 até 11h. Na nova programação Infantil da TV Cultura 

Confere aí a clássica abertura do programa...

Deixe aqui seu comentário!