Cabeçalho

Domingo Nostálgico: Babar


O elefante Babar é um personagem fictício, protagonista do livro infantil francês L'Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. Babar era um pequeno elefante. A história inicia quando ele parte da floresta, chegando a uma cidade onde começa a se vestir como um homem. Ao regressar a sua terra natal, é coroado rei dos elefantes.

A história é baseada nos contos que Cecile, a esposa de Brunhoff, relatava aos filhos do casal, Laurent e Mathieu. Este relato os agradou de tal forma que contaram a seu pai, cuja ocupação era de artista e pintor.


Dessa maneira que ocorreu a Brunhoff escrever um livro ilustrado, somente para uso familiar. Logo, seu irmão, Michel de Brunhoff, e seu cunhado, Lucien Vogel, entusiasmados, publicaram o livro em 1931, pela editora Éditions du Jardin des Modes, com o título de "L'Histoire de Babar le petit éléphant" (A História de Babar, o pequeno elefante). Foi exibido na TV Cultura em 1993 às 18h, volta ao ar no final de 2007 às 9h.



HISTÓRIA

Babar é um jovem elefante que vive com sua mãe e todos os outros elefantes na selva. Depois que sua mãe foi morta por um caçador, Babar refugia-se em Paris, onde se torna amigo da Velha Senhora que lhe ensina a andar de pé, e todos os hábitos e costumes de mundo dos humanos. Contudo, Babar tem saudades dos seus amigos e decide regressar para o reino dos elefantes após a morte do rei, que comeu cogumelos venenosos. Babar é coroado rei, e casa-se com sua prima Celeste, e funda a cidade de Célesteville. O casal de elefantes têm 4 filhos Flora, Pom, Alexandre e Isabel. Afável e atencioso, Babar enquanto jovem vive aventuras emocionantes que gosta de contar aos seus filhos. Ele tem também um rival, o rei da Rinolândia, o Rataxés.




PERSONAGENS:

Babar: o rei dos elefantes e personagem principal.

Céleste: prima e esposa de Babar, rainha de Celesteville.



Pom, Flora, Alexander e Isabelle: os quatro filhos de Babar e Celeste.


Zéfiro: um dos mais antigos amigos de Babar (um macaco).


Arthur: um jovem primo de Babar (irmãozinho de Celeste).


A velha amiga (humana) de Babar: Foi ela quem ensinou-lhe a vida na cidade.



 Cornélius: O mais antigo conselheiro de Babar.






Pompadour: Outro conselheiro de Babar, o mais aristocrático dos dois.

Troubadour: Assessor de Poupadour.

Poutifour: O jardineiro de Babar.


Rataxès: Rei dos rinocerontes.
Basil: Conselheiro de Rataxès.
Victor: o filho de Rataxès.





Deixe aqui seu comentário!