Cabeçalho

Domingo nostálgico - Os Cavaleiros do Zodíaco


Saint Seiya (em japonês: 聖闘士星矢, Seinto Seiya lit. "Santo Seiya"), conhecido nos países ocidentais como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque.

A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997(voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998) e estava sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005.

 
Enredo

Seis anos antes dos eventos descritos pela série, cem órfãos do Japão são enviados para diversas partes do mundo para que se tornem lendários guerreiros conhecidos como "Cavaleiros", soldados sob o comando da deusa grega Atena. Tais guerreiros são protegidos por uma constelação celestial.

O poder dos Cavaleiros se origina do entendimento da natureza do "Cosmo", uma essência espiritual que teve origem com o Big Bang. O conceito do "Cosmo" dita que cada átomo do corpo humano é similar a um pequeno sistema solar, e como o corpo possui bilhões de átomos, sua totalidade forma um "pequeno Cosmo" ou um "pequeno universo". Cada pessoa possui um Cosmo único, e os Cavaleiros são capazes de utilizá-lo para realizar atos sobrehumanos.

O foco da história é em um dos órfãos chamado Seiya. Enviado para o Santuário na Grécia para se tornar o Cavaleiro de Pégaso, ele cumpre sua missão após seis anos de treinamento e retorna ao Japão para rever sua irmã mais velha. Como a mesma desapareceu no mesmo dia em que Seiya viajou para o Santuário, Saori Kido, a neta do homem que enviou todos os órfãos para treinar, faz um trato com ele e o convence a participar da Guerra Galática, um torneio que reúne os órfãos que se tornaram Cavaleiros para que se enfrentem em busca do prêmio: a Armadura de Ouro de Sagitário. Se Seiya participasse e ganhasse, Saori iniciaria uma busca por sua irmã. Durante a série, Seiya se torna amigo e aliado de outros Cavaleiros de Bronze: Shun de Andrômeda, Shiryu de Dragão, Ikki de Fênix e Hyoga de Cisne. Juntos, eles lutam para protger a deusa Atena de qualquer perigo, assim como seus antecessores fizeram durante milênios.

Os Cavaleiros de Atena

Quando a primeira guerra santa começou, muitos homens que lutavam por Atena morreram até que sobraram apenas garotos para lutar. Como odiava as armas, Atena os vestiu com armaduras feitas com Oricalco, o pó de estrelas, e as banhou com a "Vontade Divina". Segundo o mito de Cavaleiros do Zodiáco, todo ser humano é capaz de despertar e elevar seu Cosmo, desde que passe pelo treinamento necessário.
Os Cavaleiros de Atena são hierarquizados de acordo com o metal que compõe sua armadura e sua constelação guia, e esta classificação servem também para dividí-los quanto ao nivel de seu poder, isto é, a capacidade de elevarem seus cosmos. Eles são dividas em Bronze, Prata e Ouro; tais armaduras são entregues a guerreiros, que possuem domínio do cosmo, equivalente ao nível da armadura. Enquanto as Bronze são vestidas por Cavaleiros mais fracos, as de Ouro pertencem àqueles que dominam completamente o Sétimo Sentido, que seria a percepção cósmica de canalizar e dominar plenamente a energia que permeia toda a matéria (chamada cosmo-energia).

Na história original, existem doze armaduras de ouro, vinte e quatro de prata, quarenta e oito de bronze e quatro armaduras especiais que não possuem categoria. No Episódio G, é dito que existem cinquenta e duas armaduras de bronze, não existindo, portanto, nenhuma armadura especial.

Saori Kido: Deusa que reencarna uma vez a cada 230 anos, para evitar que o mal domine o mundo, sendo o símbolo da justiça para todos os Cavaleiros. Sua encarnação do século 20 utiliza o nome Saori Kido como identidade civil.






Os principais cavaleiros de Atena, 5 os cavaleiros de bronze são:
Seiya de Pégaso: Principal personagem da saga, é habil em golpear o adversário com sucessivos socos, aproveitando a grande agilidade que tem. De vez em quando, utiliza técnicas de lançamento do adversário, mas seu ponto forte mesmo é a garra de lutar, enfrentando destemidamente o inimigo.

Shiryu de Dragão: O cavaleiro possui o punho e o escudo mais poderoso, porém é necessário ressaltar que a armadura do Dragão parece consumir boa parte do cosmo de Shiryu com o intuito de garantir sua proteção mais eficaz. Aparece nas costas de Shiryu uma grande imagem de um dragão verde e branco, semelhante a uma tatuagem, quando seu cosmo se eleva ao máximo. Quando sua vida está em perigo, ela começa a sumir. Quando a imagem está quase invisível, é sinal de que o cosmo de Shiryu está perto de zero, como na morte.

Hyoga de Cisne: O objetivo principal de Hyoga era tornar-se forte o bastante para poder visitar a mãe no fundo do mar congelado, onde afundara o navio em que ambos estavam embarcados. Hyoga é capaz de criar flocos de neve e congelar objetos e até mesmo seus adversários, ele possui uma técnica que consiste em congelar as pernas do adversário e que demonstrou ser muito útil contra adversários de gigantesca estatura.

Ikki de Fênix: Tem um cosmo muito além da capacidade de um Cavaleiro de Bronze. Pode manejar fogo, soltar golpes psíquicos, e escapar de outras dimensões com suas asas. Ikki também possui o poder de retornar do inferno cada vez que recebe um golpe fatal, e sempre que renasce se torna mais poderoso. A armadura de Ikki tem uma habilidade de retornar das cinzas como a própria fênix (Shaka de Virgem foi um dos únicos que consegiu destruir a armadura de Ikki).


     
Shun de Andrômeda: Ele manipula as Correntes de Andrômeda em diversas situações. A Corrente de Andrômeda se auto-restaura quando danificada. A corrente com ponta circular na mão esquerda serve para defesa e a corrente com ponta triangular na mão direita, para ataque.Essa característica fica mais evidente quando seu cosmo se eleva.





Episódios:

A saga possui aproximadamente 146 episódios, divididos entre:

Saga do Santuário
Saga de Asgard
Saga de Poseidon
Saga de Hades

Foram produzidos 5 filmes:

O Santo Guerreiro
A Grande Batalha dos Deuses
A Lenda dos Defensores de Atena
Os Guerreiros do Armageddon
Prólogo do Céu


Deixe aqui seu comentário!