O Mundo de Beakman
Beakman's World (O Mundo de Beakman no Brasil) foi um programa educativo de TV estrelado pelo ator americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman.
No programa Beakman lia cartas de "tele-espectadores" fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
Muito popular por tornar a ciência divertida, a série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura entre 1994 e 2002, com uma breve passagem pela Rede Record, no programa Agente G, em 1997.
O Professor Beakman era acompanhado pelo seu rato de laborátorio Lester (Mark Ritts) e de assistentes como Josie (Alana Ubach), Liza (Eliza Schneider) e Phoebe (Senta Moses), que mudaram ao longo da série
Paul Zaloom (Beakman):
Após a série Zaloom escreveu, desenvolveu e atuou onze espetáculos completos solo.
Mark Ritts (Lester):
Com o término da atração, o ator se mudaria para a California. Lá, produziria “Barney The Dinossaur” (Barney, o dinossauro) para a rede Fox. Ritts faleceu de câncer, em 07 de dezembro de 2009, aos 63 anos.
Alana Ubach (Josie):
Partiocipou da 1ª temporada. Após a série, participou de filmes como Entrando Numa Fria e Mudança de Hábito 2, protagonizado por Ben Stiller, em papéis secundários.
Eliza Schneider (Liza):
Participou da 2ª e 3ª temporada. Participou de vários filmes em papéis secundários e dublou vários personagens na série South Park.
Senta Moses ( Phoebe):Participou da 4ª temporada. Antes de atuar em Mundo de Beakman Moses tinha feito participações em Esqueceram de Mim 1 e 2. Seu último trabalho foi no filme Abobinável em 2006.
Além destes personagens havia também os dois pinguins, Don e Herb (homenagem a Don Herbert, que representava Mr. Wizard em "Watch Mr. Wizard", no programa científico de 1951-55), que assistiam aos programas de uma TV no meio do Pólo Norte, e não tinham nada a ver com O Mundo de Beakman, apenas faziam comentários sobre o programa. Don aparecia à esquerda e Herb à direita.
Curiosidades:
- A mão de Ney, o câmera do programa, também fazia algumas participações especiais para auxiliar em algum experimento, ou apenas para segurar coisas;
- Existem mais de 5.000 efeitos sonoros em cada episódio de meia hora;
- Ao todo foram 91 episódios em 4 anos;
- Recentemente , a TV Cultura anunciou a volta do programa a partir de janeiro de 2011.
Alguns assuntos tratados no programa:
- Termodinâmia e Espinhas
- Gravador de Som e o Conceito de Força e Pressão
- Gravidade e Inércia
- Contração/expansão e Muco Nasa
- Privadas e Montanhas-russas
- Pára-Raios e Reações Químicas
- Fotossíntese e Papéis
- Trovões/Relâmpagos e Quebrando Ossos
Para quem quer recordar deste espetacular programa que divertia ao mesmo tempo que ensinava ciência para as crianças, cujos experimentos apresentados nos programas muitas vezes foram realizados em casa por elas... assista o vídeo abaixo e relembre esta magnífica atração infantil:
Um dos melhores programas que eu ja assisti foi Beakman.
ResponderExcluirnostalgia pura!
ResponderExcluirAaaaaaaaaaaaaah minha infancia
ResponderExcluirAssistia todo dia, o melhor. Estou chegando à conclusão de que não fazem mais NADA de bom, como antigamente.
ResponderExcluirsem dúvidas o melhor...... mil vez melhor que essas porcarias que passam hoje em dia...espero realmente que volte a passar
ResponderExcluir