Cabeçalho

Velharia: Os Fantasmas Se Divertem

Beetlejuice ( no Brasil: Os Fantasmas se Divertem ) é um filme dos gêneros comédia e terror de 1988, dirigido por Tim Burton e com trilha sonora de Danny Elfman. A história segue um casal recém-falecido que contrata um bio-exorcista, Beetlejuice, para expulsar os yuppies que são novos proprietários de sua casa na Nova Inglaterra. O filme fez muito sucesso, levando a uma série de desenhos animados para televisão.


Sinopse

Adam Maitland e sua esposa Barbara são um casal residindo em Winter River, Connecticut. O casal decide entrar de férias, mas no caminho tem um acidente de carro e caem no rio. Quando voltam para casa, não se lembram de como voltaram - e quando Adam tenta traçar o caminho de volta para ponte encontra um deserto com minhocas gigantescas. Voltando para casa, os Maitland descobrem um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, fazendo-os perceberem que morreram.


Logo o casal descobre que a irmã de Barbara vendeu a casa para os Deetz, uma família de yuppies de Nova Iorque. A família é constituída do empresário Charles, sua esposa escultora Delia, e Lydia, a filha adolescente e gótica. Adam e Barbara decidem expulsar os Deetz, mas como não podem ser vistos pelos vivos, suas tentativas não surtem efeito. Decidem então ir para o mundo dos mortos atrás de ajuda, e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera. Após pegarem uma senha e serem chamados, são informados que têm de passar 125 anos em sua casa, e recebem um livro para aprender a assombrar. Após tentativas frustradas (que só fazem Lydia percebê-los), decidem pedir ajuda ao fantasma especializado em "exorcizar vivos" Betelgeuse/Beetlejuice.

"Besouro Suco, Besouro Suco, Besouro Suco..."

Elenco

* Michael Keaton .... Betelgeuse / Beetlejuice
* Alec Baldwin .... Adam Maitland
* Geena Davis .... Barbara
* Winona Ryder .... Lydia
* Jeffrey Jones .... Charles
* Catherine O'Hara .... Delia
* Sylvia Sidney .... Juno
* Glenn Shadix .... Otho


Série Animada

Em 1989, um desenho animado produzido pela francesa Ellipse Programmé e a canadense Nelvana estreou, durando quatro temporadas até 1991. Nela, o mundo dos mortos passa a ser uma versão amalucada do mundo real chamado Lugar Nenhum. No Brasil, o protagonista foi dublado por Nilton Valério (que também fizera Michael Keaton no filme) e Isaac Schneider. O próprio Tim Burton serviu como o produtor executivo da série.



Principais Indicações

Oscar 1989 (EUA)
* Venceu na categoria de melhor maquiagem.

BAFTA 1989 (Reino Unido)
* Indicado na categoria de melhor maquiagem e melhores efeitos especiais.

Prêmio Saturno 1989 (EUA)
* Venceu nas categorias de melhor fime de terror, melhor maquiagem e melhor atriz coadjuvante (Sylvia Sidney).
* Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor música, melhor ator coadjuvante (Michael Keaton), melhor roteiro e melhores efeitos especiais.


2 comentários: