Cabeçalho

Domingo Nostálgico: Chapolin Colorado





Chapolin Colorado, também conhecido pelos nomes Vermelhinho e Polegar Vermelho no Brasil (El Chapulín Colorado no original, em espanhol), é o personagem principal da série humorística de televisão mexicana homônima. Foi criado e interpretado pelo ator e escritor Roberto Gómez Bolaños.


El Chapulín Colorado alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como no Brasil, Estados Unidos, entre muitos outros países. Em 2010, o programa completou 40 anos ininterruptos de exibição na televisão mundial.

El Chapulín Colorado foi exibido na televisão mexicana pela primeira vez em 1970, na TV TIM (Televisión Independiente de México), como um quadro do programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada. Deste programa, além de Bolaños, também participavam os atores Rubén Aguirre, María Antonieta de las Nieves e Ramón Valdés. A partir de 1972, o Chapolin passou a ter um programa próprio (uma sitcom), já pela Televisa, que perdurou até 1979. De 1980 a 1992, a série fez parte do Programa Chespirito, que possuia vários quadros, deixando de ser gravado em 1993. O nome "chapulín", (possivelmente de origem idiomática Nahuatl ou Asteca), é oriundo de uma espécie de gafanhoto, pertencente ao género Sphenarium, bastante popular no México, sendo utilizada como iguaria.

Nome verdadeiro, sua origem e seus pais


Em um quadro do Programa Chespirito, Chapolin explica a origem de seu nome. Seu pai chamava-se "Pantaleon Colorado y Roto" (Calça Vermelha e Curta) e sua mãe "Luisa Lane" (piada ao nome Lois Lane de Superman). Seu padrinho estudava e colecionava insetos. Então escreveu o nome de 4 insetos em pedaços de papeis e os colocou dentro de um chapéu, pediu que alguém sorteasse e assim saiu o nome "Chapulin" (Gafanhoto) para o batismo. Os outros três insetos eram Libélula, Escarabajo (Escaravelho) e Gorgojo (Caruncho). Portanto, o nome completo de Chapolin é "Chapulin Colorado Lane".

Exibição no Brasil

 Em 1984, Sílvio Santos, proprietário da emissora brasileira SBT, comprou alguns episódios das duas séries, juntamente com algumasnovelas da emissora mexicana, e começou a exibi-las ao meio-dia, no programa do Bozo. Foi um sucesso, e logo Chapolin ganhou espaço próprio na programação exibido diariamente em dois horários, precedendo ao programa Chaves.

Deixou de ir ao ar regularmente em 2000, devido à exibição do Horário político, após um período recorde para programas do gênero, de 18 anos de exibição praticamente ininterrupta (superado apenas pelo seu co-irmão Chaves, com 18 anos tembém), embora o SBT tenha voltado a exibir episódios esporadicamente em vários momentos desde então. O seriado voltou a ser exibido pela emissora de segunda-feira a sábado sempre na hora do almoço em 31 de dezembro de 2001, voltando a ser extinto em 26 de setembro de 2003.

Retornou à grade de programação aos sábados a partir de 12 de novembro de 2005, quando foram exibidos vários episódios inéditos e considerados perdidos após uma remixagem, mas por baixa audiência devido à pouca divulgação da emissora, saiu do ar em 17 de março de 2007 dando espaço para a seriado norte-americano Eu, a Patroa e as Crianças. No entanto, retornou no dia 30 de julho de 2008 de segunda a sexta-feira, e sua exibição conseguiu derrotar o Jornal Hoje (exibido no mesmo horário), sendo que ficou com 12 pontos contra 11 do noticiário de acordo com o IBOPE. Porém, foi retirado novamente da programação em 2 de maio de 2009.

A partir do dia 1º de novembro de 2010, começou a ser exibido às 20h30 no canal estadunidense pago Cartoon Network, com a dublagem original.
E a partir do dia 3 de Janeiro de 2011, o SBT colocou a série novamente em sua programação, às 12h45, juntamente com as novidades de verão da emissora. Na semana de estréia, de cara já ficou no TOP 5 do SBT, atualmente a audiência segue boa entre 7 a 8 pontos na vice liderança.

Descrição

Os episódios da série enfocavam as aventuras diárias do Chapolin Colorado, um super-herói latino criado ao oposto da imagem dos super-heróis "enlatados" americanos: fraco, feio, medroso, pobre, desajeitado, covarde, tonto, mulherengo, mas que no final sempre superava seus medos para assim vencer seus inimigos. Ao sinal de perigo, os personagens secundários repetiam o bordão "Oh, e agora, quem poderá me defender?", ao que Chapolin entrava em cena por meio de algum tipo de materialização repentina (frequentemente tropeçando ou fazendo alguma idiotice ao entrar em cena) respondendo "Eu!".
O personagem vestia-se com uma roupa vermelha dos pés à cabeça, com algo parecido com asas de pano nas costas, antenas na cabeça, as chamadas "Anteninhas de Vinil", calçados amarelos e um escudo dourado no peito em forma de coração com as iniciais CH em vermelho - é dada uma ênfase especial às Anteninhas, que se conectam diretamente a todas as terminações nervosas do corpo do herói e assim tinham com ele uma interação direta e funcionalidade total: detectam presenças de criminosos e outros seres malignos (na esmagadora maioria dos episódios); decodificam e traduzem idiomas e códigos secretos diversos ("O Bebê Jupiteriano", no qual traduziu para português uma mensagem enviada diretamente do planeta Júpiter); captam leituras de materiais tóxicos ou perigosos ("O Vazamento de Gás", onde captou leituras de vazamento de gás inflamável); recebem pedidos de socorro (praticamente todos os episódios); ativam recursos bio-eletrônicos especiais presentes no corpo do herói ("O Pistoleiro da Marreta Biônica", no qual ativou suas Anteninhas de Alta Velocidade para confrontar a supervelocidade de um inimigo) e assim por diante.

Ele ainda fazia uso de armas, como a Marreta Biônica, um martelo nas cores vermelho e amarelo, que não só pulverizava seus inimigos como voltava fielmente às mãos, tal como umbumerangue ou o martelo Mjolnir de Thor; a Corneta Paralisadora, buzina de bicicleta que com um toque paralisa inimigos e objetos congelando sua movimentação até mesmo em pleno ar e com dois toques desfaz a paralisia; e as Pastilhas Encolhedoras (também Pílulas de Polegarina ou Pastilhas de Nanicolina), com as quais o Chapolin diminuía a um tamanho de aproximadamente 20 centímetros de altura para assim pegar inimigos desprevenidos ou acessar locais de pequena estatura.

 
Bolaños criou este personagem como uma completa oposição aos tradicionais super-heróis "enlatados" americanos para fins de transmissão de uma mensagem importante: a verdadeira coragem não consiste em não ter medo de nada, mas em vencer seus medos. Em adição a isso, Bolaños também criou o personagem Super Sam, como uma forma bem-humorada de criticar e satirizar a imagem "perfeita" dos tradicionais super-heróis americanos.


Bordões

Chapolin 
* "Eu!" (geralmente logo após o "Oh! E agora, quem poderá me defender?")
* "Não contavam com minha astúcia!" (em sua introdução em cena, ele completa com "Sigam-me os bons!")
* "Eu acho…", e quando ele vai expor sua opinião alguém o impede de continuar ou ele faz alguma besteira.
* "Sim, eu vou…" ou "Eu faço…", ele se usa disso para esquivar-se de fazer algo perigoso.
* "Já diz o velho e conhecido ditado/refrão…", e assim ele cita algum provérbio popular de forma totalmente errada, geralmente misturando dois ou mais ditados e após se enrolar ele completa dizendo tortamente "Bom, a ideia é essa!" ou "É por aí, assim!".
* "Suspeitei desde o princípio.", quando faz algo errado e se envergonha de admitir o erro, ou simplesmente quando alguém lhe indica um detalhe óbvio que ele não tenha percebido.
* "Sigam-me os bons!" (também logo após o "Não contavam com minha astúcia!" ao entrar em cena), ele utiliza esta frase quando se põe a fazer alguma coisa, geralmente culminando logo após com outro acidente ou trapalhada do Chapolin.
* "Se aproveitam da minha nobreza!", quando alguém faz pouco dele ou ele se vê forçado a fazer algo contra sua vontade.
* Se ele faz alguma besteira e lhe perguntam se está ferido ele responde cinicamente "Claro que não. Fiz isso intencionalmente para…", inventa alguma desculpa e completa com "Todos os meus movimentos são friamente calculados". Após algum tipo de dor ou golpe recebido, porém, a frase pode se tornar "Todos os meus calculentos são friamente movimentados".
* "Palma, palma, não priemos cânico!", uma corruptela de "Calma, calma, não criemos pânico!".
* "Silêncio! Silêncio! Minhas Anteninhas de Vinil estão detectando a presença do inimigo! Vou fulminá-lo a golpes com a minha marreta!"
* Quando ouve alguma palavra longa ou difícil, Chapolin diz metade da palavra acompanhada de "…o quê?", ao que seu (sua) interlocutor(a) completa a palavra e o herói responde "Nossa!", "Credo!" ou "Puxa!" ("¡Chanfle!", no original - uma interjeição inventada por Chespirito, que, praticamente, todos os seus personagens utilizam, mesmo os secundários ou que aparecem em apenas um episódio).

 
* Quando pensa estar em vantagem contra um inimigo e este se aproxima por trás dele, cutucando-lhe o ombro, ele repete a cada cutucada "(es)pera(í) (um poquinho)...", até finalmente se virar dizendo que o inimigo deveria esperar em uma frase que corta pela metade quando percebe quem o cutucava.
* "Era exatamente (isso) o que eu ia dizer!", quando alguém tem uma ideia melhor que a dele ou quando ele simplesmente não pensaria nada muito útil.
* "Muito ajuda quem não atrapalha!" (geralmente logo após se enganar ou cometer um erro por alguém tê-lo distraído)
Em certas situações, ao se recuperar de algum golpe forte (geralmente na cabeça), Chapolin diz um a um todos os seus bordões ordenadamente em voz rápida.

Personagens secundários em perigo

* "Oh! E agora, quem poderá me ajudar/defender?" (quando algum personagem está em perigo, normalmente Chapolin aparece logo em seguida)
* "O Chapolin Colorado!" (quando Chapolin aparece)
* "Ainda bem!" (quando Chapolin diz que todos os seus movimentos são friamente calculados)


Super Sam

* "Time is money! Oh, yeah!"
* "Na minha opinião..."
* "Por favor, por favor..."

Vilões

* "Sigam-me os maus!"

Outros personagens

* "Pois é, não é?'" (Geralmente os personagens interpretados por Carlos Villagrán, quando se vê diante de uma afirmação demostrando concordância com o que foi dito).

As Canções Do Seriado

(São todas de autoria de Roberto Gómez Bolaños)
1. Nós Somos Todos Piratas
2. Astronautas
3. Cácaro
4. Taca La Petaca
5. Churi Churi Fun Flays
6. Ansiosos de Navegar
7. Hermano Francisco
8. No Me Lo Van a Creer
9. Campeón
10. Los Payasos


Primários

Ao longo dos anos, o elenco atuante no seriado pouco mudou, assim como o elenco de atores de dublagem, responsável pela forma como os personagens ficaram conhecidos emlíngua portuguesa. Eis os atores, seus respectivos dubladores e seus personagens mais importantes no seriado Chapolin:
* Roberto Gómez Bolaños ((Marcelo Gastaldi), Sérgio Galvão, Cassiano Ricardo e Tatá Guarnieri): Chapolin e Doutor Chapatin.
* Carlos Villagrán Eslava (Nelson Machado): Carlos (sempre acompanhado de sua esposa, interpretada por Florinda Meza), Quase Nada, Tonhão, Tchory, Fura Tripa, Louco, Seu Trocadeiro (Homem Nuclear) e Chinesinho.
* Ramón Valdés (Carlos Seidl) Tripa Seca, Racha Cuca, Pirata Alma Negra, Super Sam, Pistoleiro Veloz, Mão Negra e Rasga Bucho.
* Florinda Meza García (Marta Volpiani): Rosa (a rumorosa), Camponesa-Simples-de-Nobre-Coração-que-Vai-Todos-os-Dias-ao-Bosque-Recolher-Lenha, Margarida, Clarissa e Maria Bonita.
* Rubén Aguirre Fuentes (Osmiro Campos, Potiguara Lopes e Sidney Lilla): Johnny, Poucas Trancas, Porca Solta, Nenê, Matadouro, Simbato Amasaki (Sim bato Amassa aqui) e Cantineiro.
* Edgar Vivar (Mário Vilela, Ivo Roberto, César Leitão e Gilberto Baroli): Almôndega, Botina, Detetive Cannon e Xerife.
* Angelines Fernández (Helena Samara): Louca dos Dinossauros
* María Antonieta de las Nieves (Cecília Lemes de Bortoli e Sandra Mara Azevedo): Bruxa Baratuxa, Rainha Má, Menino (do episódio do roubo dos brinquedos), moça atacada pelo vampiro, noiva do Conde Terra-Nova e Rainha de Sabá.
* Horacio Gómez Bolaños (Sílton Cardoso, Élcio Sodré, Mário Lucio de Freitas e Alexandre Marconato): Pepe, Mister, dono do bar.
* Raúl Padilla (Older Cazarré, Eleu Salvador, Gustavo Berriel e Jorge Alex): Pedreiro e Pepe.


Secundários

Estes três atores tiveram uma participação no seriado. Porém eles não eram fixos, apareciam de vez em quando nos programas de Chespirito:
* Rosita Bouchot: Artritis (episódio "Cleópatra").
* Ricardo de Pascual: Vampiro, Carcereiro (no episódio "A Prisão"), Soneca (episódio de "Branca de Neve") e Pouco-Pelo (no episódio "Os Piratas de Pittsburg, perdão, do Caribe").* Arturo García Tenório: Bebê jupiteriano e o líder dos Marcianos (no longa metragem Aventuras em Marte).


Filme

Recentemente o produtor e diretor Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, anunciou estar preparando um filme com o personagem Chapolin. Cujo roteiro deve ficar pronto ainda no primeiro trimestre de 2011, o projeto será todo supervisionado por seu pai que é o criador e foi o interpréte orginal do personagem. O filme será feito em desenho e deve chegar aos cinemas em 2012.



Um comentário:

  1. Ainda bem que agora passa no "Cartoon Network" (só não digo que o canal é uma bosta por causa disso!) Sempre que tenho tempo eu assisto!

    Chapolin e Chaves rlz!!!!!

    http://femalerocksquad.wordpress.com/

    ResponderExcluir