Cabeçalho

Velharia: Coração Valente


Braveheart ou Coração valente (título no Brasil) é um filme norte-americano de 1995, do gênero épico. Neste filme, Mel Gibson assume o duplo papel de ator e diretor.

O filme retrata a figura histórica de William Wallace, guerreiro, patriota escocês e herói medieval. 

Willian Wallace (Mel Gibson)
A história situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I. Depois de, ainda criança, ter assistido à morte de seu pai às mãos do exército inglês, William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita. Após percorrer o mundo, volta à sua Escócia natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento (direito deprima nocte), contraem matrimónio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um nobre inglês e, no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãs escoceses mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.


Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado e executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta. Filme lendário e inesquecível que marcou uma geração sendo um dos pioneiros no gênero a cativar tanto o público.

Elenco Principal

Mel Gibson - William Wallace
Patrick McGoohan - Rei Eduardo I de Inglaterra
Catherine McCormack - Murron MacClannough
Sophie Marceau - Princesa Isabel de França
Angus Macfadyen - Robert de Bruce
Brian Cox - Argyle Wallace
Gerda Stevenson - Tia MacClannough
Peter Hanly - Edward, Príncipe de Gales


Deixe aqui seu comentário!