Cabeçalho

Lendas do Rock - R.E.M.


O R.E.M. é uma das poucas bandas que, apesar de ter uma carreira de sucesso, vender milhões de discos e se apresentar para multidões, não faz pop apelativo-comercial, e sim, exploram tanto as letras quanto a parte harmônica de suas músicas.

Se conheceram na pequena cidade de Athens (Georgia-EUA), por volta de 1980, quando Peter Buck trabalhava em uma loja de discos que era freqüentada por Michael Stipe. Os dois descobrem que tem afinidades musicais e Stipe convida mais dois amigos, Bill Berry e Mike Mills, para formarem conjunto.

Começam a se apresentar em festas da universidade e em pequenos clubes, gravando em 1981 uma demo com as faixas Radio Free Europe e Sitting Still. Assinam com o selo I.R.S. e o EP Chronic Town é lançado.

A boa receptividade do público nos shows criava uma grande expectativa em torno do álbum. E foi Murmur, em 1983, que levou o nome do grupo para toda a mídia. No ano seguinte veio o segundo álbum, Reckoning e com ele a primeira turnê que rodou várias cidades americanas.

Em 1985, lançaram Fables Of The Reconstruction, um disco difícil de ser ouvido e que não agradou nem os fãs e nem a crítica. O primeiro hit do R.E.M. foi Fall On Me, música do LP Lifes Rich Pageant, de 1986 e que rendeu o primeiro disco de ouro ao grupo.

Após o reconhecimento nacional, lançam Document em 1987. As letras políticas ganhavam cada vez mais espaço e faixa The One I Love torna-se uma das 5 mais tocadas nas rádios rendendo mais um disco, desta vez, de platina.

No ano seguinte, a Warner, percebendo o potencial dos rapazes, oferece um contrato, prontamente assinado por Stipe e companhia. O primeiro fruto dessa parceria foi Green de 1988. Agora com uma estrutura muito maior, iniciam uma turnê de 11 meses e as faixas Stand, Get Up e I Remember California são o grande destaque.

A banda não estava acostumada com excursões tão longas e após cumprirem toda a agenda, estavam mental e fisicamente esgotados. Após uma pausa de 3 anos descansando, lançam aquele que foi o maior sucesso de toda a carreira, o álbum Out Of Time. Esse disco levou o nome do R.E.M. para as paradas do mundo todo com os hits Losing My Religion e Shinny Happy People faturando também muitos prêmios na MTV e 3 Grammy.

O R.E.M. não perde tempo e já no ano seguinte gravam Automatic for The People. Não repetiram o sucesso de Out Of Time mas a qualidade das músicas ainda era a mesma. Os destaques foram Drive, Everybody Hurts e Man on the Moon.

Resolvem deixar um pouco de lado os violões e lançam o barulhento Monster, em 1994. Durante a turnê, alguns problemas de saúde com os integrantes: Stipe teve uma hérnia, Mills sofreu uma cirurgia devido a complicações estomacais e Berry foi operado de um aneurisma cerebral.

Após se recuperarem, renovam com a Warner o que acabou se tornando o maior contrato da história da indústria fonográfica, algo que girou em torno dos US$80 milhões. Saiu então em 1997, New Adventures in Hi-Fi que não foi tão bem assim e pra piorar, o baterista Berry deixou o grupo alegando motivos pessoais.

O R.E.M. muda bastante o som, abusa dos recursos técnicos e lança Up em 1999. Diferente de tudo o que eles haviam feito até então, Up dividiu opiniões e criou uma certa desconfiança dos fãs em relação ao futuro da banda. 

Em 2001, depois que a ferida aberta pela saída de Berry já estava cicatrizada, o R.E.M. lança seu décimo segundo álbum, intitulado Reveal. O álbum possui belos arranjos de teclados eletrônicos com letras inspiradíssimas, reforçando o talento de Stipe, considerado um dos melhores letristas de sua geração. O primeiro compacto e grande hit do álbum é "Imitation of Life", onde o R.E.M. faz uma volta ao passado e recorda um pouco a onda pop vivida em 1991 com "Shiny Happy People". Outros destaques ficam por conta de "The Lifting", "All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star)", "She Just Wants To Be" e "I'll Take the Rain", onde eles continuaram mostrando que são mestres na arte de videoclipe.

No mesmo ano, a banda faz seu primeiro show no Brasil, na terceira edição do Rock in Rio. O grupo foi um dos destaques e Michael Stipe foi eleito a personalidade mais popular e simpática do festival. Logo após o lançamento de Reveal, a MTV americana convidou a banda para gravar um novo acústico. O agora trio, mais experiente do que antes, faz uma excelente apresentação. Michael Stipe mais uma vez deu um show nos vocais, onde mostrou ter muita facilidade para fazer o que deseja com sua voz e para modificar as músicas do jeito que mais lhe agrada. Até agora a banda não se pronunciou se irá lançar em cd o acústico.

Em 2004 foi lançado o álbum intitulado Around the Sun. Com letras politizadas, refletindo a tensão que os EUA viviam por conta das eleições presidenciais, e sonoridade mais acústica (a despeito de alguns elementos eletrônicos), Around the Sun foi o álbum que teve a repercussão menos positiva, tanto entre os fãs quanto entre a crítica.

Em 2008 a banda lança o álbum Accelerate. Além de resgatar elementos classicos da banda, traz elementos marcantes de um rock mais "pesado", com presença marcante da guitarra e bateria, além do ótimo acompanhamento no contra-baixo. Em especial, as músicas "Supernatural Superserious" e "Accelerate" marcam presença, entrando em algumas paradas musicais ao redor do globo.

Em 2010 a banda anunciou o nome do seu décimo-quinto album de estúdio: Collapse Into Now. Finalizado em 2010 na Alemanha, será lançado na primavera de 2011 (Hemisfério Norte). Berti Downs, o empresário da banda, declarou que considera Collapse Into Now o "melhor álbum da banda desde sempre".
Em dezembro de 2010, a banda liberou "Discoverer", o primeiro single do álbum para download gratuito na internet.


Formação atual
Peter Buck – guitarra (desde 1980)
Mike Mills – baixo (desde 1980)
Michael Stipe – vocal (desde 1980)

Ex-membros
Bill Berry – bateria (1980–1997)



Deixe aqui seu comentário!