Cabeçalho

Domingo Nostálgico - Castelo Rá-Tim-Bum


Castelo Rá-Tim-Bum é um programa infantil de televisão brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura, e pela Rede Pública de Televisão. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997. Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.

Devido ao seu caráter educativo, a produção fez parte da parceria entre Fiesp e TV Cultura, tal como vários programas infanto-educativos da emissora. Nos créditos, é possível ver os logotipos de: Fiesp, Sesi e Senai.

Atualmente, a série é exibida na TV Cultura de segunda a sexta às 14:30.


Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista de 3.000 anos, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram num castelo no meio da cidade de São Paulo.

Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola.

Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.

Personagens:

Personagens principais
Nino (Antonino Stradivarius Victorius II) (Cássio Scapin):  Nascido em 11 de dezembro de 1692, em São Vicente,província da Terra de Vera Cruz.Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius (Nino usa o número do nome do pai - II - por honra). Personagem principal da série, presente em todos os episódios. Um menino de 300 anos de idade, Nino vive com seu tio Victor e sua tia-avó Morgana. Inconformado com o fato de não poder ir a escola (afinal, nenhuma escola poderia aceitar um aluno com 3 séculos de idade), Nino utiliza um feitiço que aprendeu com seu tio, enfeitiçando a bola de Zeca, atraindo a ele e seus amigos Biba e Pedro para o Castelo. Desde então, os quatro se tornaram grandes amigos. Nino é conhecido por suas "reinvenções", pois costuma com frequência criar coisas que já foram criadas, tais como uma câmera de fotógrafo lambe-lambe. Seu quarto é debaixo da escada, numa passagem secreta atrás de um banco, onde se deve empurrar um conjunto de soldadinhos de chumbo para rodar a passagem. O quarto de Nino possui vários brinquedos e o papel de parede é recheado de páginas de quadrinhos.Os pais de Nino não apareceram no programa porque estavam viajando. Em 1990 eles foram viajar por dez anos para o espaço. Em 1994,quando o programa estreou,já faziam 4 anos da partida e eles retornaram em 2000.

Dr. Victor (Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius) (Sérgio Mamberti) : É irmão da mãe de Nino (Ninotchka Astrobaldo Stradivarius) e portanto,seu tio. Um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças. Inventor incrivelmente talentoso também, trabalha para uma companhia de função não especificada (Muito provavelmente uma firma tecnológica). Victor age como um pai para Nino e é rígido com ele quando este está sendo muito teimoso ou preguiçoso com suas obrigações, com frequência fazendo o tio do garoto exclamar seu bordão "Raios e Trovões!", o qual causa os próprios. Victor tem alguns milênios de idade, o que lhe proporcionou a chance de conhecer figuras históricas, entre elas podendo-se citar sua amizade com Leonardo da Vinci.


Dona Morgana (Morgana Astrobaldo Stradivarius Victorius) (Rosi Campos) : Tia-avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. No quadro "Bruxaria", Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro. Tem em Adelaide sua fiel companheira e mascote de bruxa. Seu quarto fica na torre mais alta do castelo. Atua como uma mãe para Nino durante a série, e é um tanto mais paciente com Nino do que Victor.

Zeca (Freddy Allan): É o mais novo da turma. Zeca é pequeno, sapeca e muito curioso, chegando a ser desagradável em muitas situações. Tanto que, ao menor sinal de alguma coisa que ele não compreenda, logo ele dispara: "Por quê?", iniciando uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!" ou variações da mesma, trazendo o quadro de "Por quê?" para responder a dúvida dos personagens. Em alguns episódios, também demonstra ser um tanto glutão e esfomeado.


Biba (Cinthya Rachel): É a mais velha da turma e tem 10 anos. Uma garota esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais 'responsável' do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a ideias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo. Adora contar vantagem para cima de Pedro, insinuando ser mais madura que ele por ser mulher, mas no fundo tem uma queda por ele.

Pedro (Luciano Amaral): É o menino mais velho da turma, de mesma idade de Biba. Pedro é, como sua aparência demonstra,um pouco mais intelectual que seus demais amigos. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para exercer sua própria criatividade, Pedro praticamente torna-se líder do grupo na ausência de Nino, por ser o mais esperto.



Habitantes do castelo

Gato Pintado (Fernando Gomes): Morando dentro da biblioteca do castelo, Gato é apaixonado pela arte escrita e costuma passar seu tempo lendo os livros que tanto gosta ou contando os mesmos na biblioteca de forma rígida. Quando alguém quer um livro, deve consultar com ele, pois ele tem um controle de quem pode ou não tirar os mesmos de lá. De acordo com ele, existem 1005 livros na biblioteca no começo da série.

Mau (Cláudio Chakmati) : Monstro roxo que habita os encanamentos do castelo, seus passatempos envolvem mostrar que ele é mau como diz seu nome, mas aparentemente não tem muito sucesso por que no fundo, ele é um monstro de coração. Seu quadro no castelo envolve perguntar aos telespectadores respostas de enigmas ou repetir trava-línguas, sob ameaça de ouvirem sua temível "Gargalhada Fatal". Outro passatempo dele é correr pelos encanamentos do castelo, fazendo barulho.Suspeita-se que o Mau tenha vindo do Pantanal.


Godofredo (Álvaro Petersen Jr.): Monstro parecido com uma ratazana,um tanto caseiro que mora com Mau nos encanamentos, vive com medo da Gargalhada Fatal, fazendo de tudo para ajudar os telespectadores com os desafios do Mau. Às vezes, entretanto, ele leva a melhor, enganando Mau ou fazendo Mau não dar sua Gargalhada.

Celeste (Álvaro Petersen Jr.): Uma cobra cor-de-rosa que habita a árvore do castelo, ela é geniosa e um tanto egoísta as vezes, mas nunca chega ser violenta como suas contrapartes do mundo animal. Seu passatempo favorito (para exasperação dos demais) é reclamar que ela é "só uma pooooobre cobra sem pernas, nem pés, nem braços nem mãos". Geralmente reclama com Nino e costuma corrigí-lo, caso aja infantilmente, o quie gera brigas entre os dois. Mas em outros momentos, parecem demonstrar amizade e
afeto um pelo outro.

Porteiro (Cláudio Chakmati): Ser mecânico que atua como porteiro do castelo, só permitindo a entrada para quem puder seguir instruções de suas Senhas do Dia: coisas como Pular num pé só, citar derivados do leite ou imitar estátuas famosas. Porteiro então emite seu bordão "Plift Ploft Still, a porta se abriu!".


Relógio (Fernando Gomes): Localizado no hall de entrada, Relógio tem orgulho de sempre ser muito preciso e tem como sua obrigação exclamar para todos sobre quaisquer horários importantes, tal como a hora de ir embora ou a hora de Morgana contar suas histórias. Fiel escudeiro de Dr. Victor, sempre avisa quando este está a chegar no castelo, geralmente à noite.

Tap (Theo Werneck) e Flap (Gérson de Abreu): Irmãos gêmeos, são um par de botas com óculos escuros que sempre falam rimando um com o outro. Alegam terem sido encontrados pelo Dr. Victor e trazidos para morar no castelo em certo episódio. Houve rumores de que eram hippies e que usam óculos para esconder a falta de olhos.


Fura-bolos (Fernando Gomes): Fantoche de dedo, aparece sempre que julga necessário animar alguém com um show da Dedolândia (chamando o quadro dos mesmos, ensinando a contar) ou para lembrar à quem vai comer que devem lavar as mãos (dando começo ao outro quadro, o clipe lavar as mãos).


Ratinho (animação de Marcos Magalhães e música de Hélio Ziskind): Morando em um buraco de rato com garagem, Ratinho pode ser visto cantando pneu pelo castelo em seu Ratomóvel, indo direto para seu buraco e dando começo ao seu próprio quadro, o qual mostra coisas importantes como jogar lixo no lixo, escovar os dentes, tomar banho e reciclagem. O quadro do ratinho é feito com animação de bonecos de massa.

Adelaide (Luciano Ottani): Gralha de estimação de Morgana. Morgana afirma que encontrou ela ainda filhote, abandonada pela mãe por ser capaz de falar. Adelaide é um tanto criança as vezes, brigando com pessoas por não darem atenção para ela ou por não poder fazer coisas como quer, prontamente ganhando de Morgana uma lição de história referente ao tema.

Lana (Fabiana Prado) e Lara (Teresa de Athayde) : Duas fadas boas que moram no lustre do castelo, as duas são irmãs, e já foi dito que são primas do Nino. Lara é a mais velha, de pele mais morena costuma usar um vestido amarelo brilhante e é a mais madura e responsável. Lana é a caçula, magra e branquela, tem a voz mais aguda e é mais delicada, vestindo um vestido rosa brilhante. Se divertem fazendo brincadeiras com objetos ou adivinhações. às vezes descem ao hall para ajudar as crianças, mas no geral não interagem com os demais personagens. Costumam discutir com frequência também.

Radialista: Boneco de um locutor de rádio, seu quadro é exibido apenas após o quadro das fadas, mas é um quadro mais raro. Em que elas ligam o rádio e o locutor exibe trechos de um grupo musical efetuando uma música de estilo variado, indo de coral até samba moderno. O quadro no qual atua é mais raro que os demais quadros exibidos durante o programa, não aparecendo em muitos episódios.


Telekid (Marcelo Tas): Rapaz com roupas coloridas e um aparelho ultratecnológico, é o personagem principal do quadro "Por quê?", onde responde as dúvidas dos personagens de modo que possam entender.


Planta Carnívora: Flor que mora em um vaso na entrada da sala de música. Ela não fala e raramente interage com os outros personagens. Sempre morde o dedo das pessoas que tentam passar a mão nela.

Felizbeto: É um transmissor de cinema antigo (provavelmente um modelo dos anos 1930 ou 40) que mora no quarto da Dona Morgana, a qual lhe concedeu vida própria, tanto que possui dois olhos (que inclusive abrem e fecham) e uma boca, e transmite seus filmes através de seu nariz redondo, do qual sai a imagem. Ele nunca fala nada, nem interage com os demais personagens, tendo como única função, transmitir filmes. Aparece com pouca frequência.

Valdirene: Outra personagem rara e pouco importante na série, Valdirene é a vassoura com a qual Morgana costuma voar e varrer. A ela também foi concedida vida própria, tanto que ás vezes adota um comportamento hiperativo. Também mora no quarto da Morgana e nunca fala nada.

Livro Falante: Livro que fica no quarto de Morgana onde ela interage quando precisa acionar suas porções e técnicas de magia, também existe o diálogo entre ambos quando Morgana relembra fatos de histórias marcantes. Raramente aparece.

Personagens visitantes


 Bongô (Eduardo Silva): Um jovem fã de música e dança. Ele é o entregador de pizza que pessoalmente se encarrega de trazer pizzas ao castelo, dada sua amizade com os moradores e principalmente com Nino. Sempre de bom humor e de alegria contagiante, soltando suas expressões únicas como "Eu sou elástico mas não sou de plástico!" ou "E fica tudo purpurina!". É filho de dois fazendeiros que moram no interior, estuda e mora na cidade grande. Notavelmente, Bongô possui um medo quase alienígena de bruxas, mesmo sabendo perfeitamente que Morgana é uma bruxa muito bondosa.


Etevaldo (Wagner Bello): Um garoto alienígena de planeta não conhecido. Sua primeira visita ao nosso planeta contou com o primeiro encontro com o pessoal do castelo. Após ler um dicionário inteiro em questão de segundos, ele dominou o idioma humano, embora continue cometendo alguns erros de português. Um tanto ingênuo sobre costumes terrestres, mas sempre brincalhão e divertido. Vem visitar o castelo com frequência, entrando via teleporte direto de sua nave espacial. Seu nome, Etevaldo, foi dado por Zeca, já que seu nome mesmo, no idioma de seu planeta natal, ninguém consegue entender. O ator morreu após as gravações. Sofria de Aids.

Etcetera (Siomara Schroder): Irmã mais nova de Etevaldo, apareceu poucas vezes. Veio para substituir o ator que interpretava Etevaldo, após a morte do ator. A atriz já havia interpretado em outra oportunidade a mãe de Etevaldo e Etcétera. Na trama, é enviada por Etevaldo, que não podia comparecer ao castelo naquele dia. Etcetera aparece a fim de conhecer Nino e as crianças e fazer amizade com eles, mas é mal recebida e fica envergonhada, deixando a turma intrigada. Após um tempo é encontrada por Zequinha, com quem faz mais amizade no Castelo e perde a timidez, chegando a brincar com os demais.

Etelvina: A mulher do planeta de Etevaldo por quem este se apaixona no episódio 44 "Cupido à solta". Ela nem sequer aparece na série, apenas é mencionada por Etevaldo. É desconhecido se visitou alguma vez o castelo, uma vez em que é declarada namorada de Etevaldo no fim deste episódio.


Penélope (Ângela Dip): Uma jovem repórter, muito bonita e popular na televisão, apresentadora de seu próprio telejornal. Sempre destacando-se por sua vestimenta, maquiagem e cabelos cor-de-rosa, Penélope adora visitar o castelo e se divertir com as crianças. Nino, não muito secretamente, tem uma leve queda por ela no começo da série. Perto dos últimos episódios, Penélope se casou com o igualmente rosa Ulisses, tendo uma filha que batizaram de Nina em homenagem ao Nino. Penélope é conhecida por ser altamente escandalosa quando vê um rato ou quando descobre ou ouve algum fato chocante, soltando um berro de se ouvir no outro lado do mundo.

Ulisses: Marido de Penélope, igualmente rosa.

Nina: Filha de Penélope com Ulisses, foi batizada de Nina em homenagem ao Nino.

Caipora (Patrícia Gasppar): Personagem do folclore brasileiro, Caipora Régia (ou Rê) aparece sempre que alguém assobia. Sempre animalesca, possui um estômago quase furado, comendo de tudo que pode quando proporcionada a chance. Caipora conhece muitas histórias indígenas e gosta de contá-las para as crianças. Entretanto, para poder se livrar dela, só se você conseguir adivinhar a palavra secreta que ela escolheu. Infelizmente, ela sempre acaba dando pistas demais... Possui uma leve queda por Nino.


Tíbio (Flávio de Souza) e Perônio (Henrique Stroeter ): Dois cientistas malucos, sempre são mencionados quando um fato interessante "interessaria muito a uma pessoa. Uma não, duas". Tíbio é o mais responsável, enquanto Perônio é mais desligado e infantil. Perônio, com frequência esquece quem é quem, além de possuir uma obsessão em fazer a "Experiência sobre o Voo das borboletas". Tíbio e Perônio moram em um laboratório em algum ponto da cidade, onde também mora seu bicho de estimação, o "tatatossauro", um monstro de algum tipo do qual nunca se pode ver nada, já que eles próprios morrem de medo. O detalhe mais engraçado dos dois é que Perônio passa a série inteira obcecado em fazer a experiência do voo das borboletas (experiência que por sinal falaram tanto e jamais foi realizada).


Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição): Um corretor imobiliário (aparentemente) que possui uma obsessão em construir um prédio de cem andares com estacionamento e acredita que o espaço onde o castelo está seria perfeito para isso. Por causa disso, constantemente se disfarça e tenta fazer os moradores assinarem um contrato de venda, mas sempre falha tanto por ser desastrado como por ser descoberto, jurando que um dia o casteloserá seu. Constantemente se irrita por ser chamado de Abobrinha, afirmando que seu nome é "Dr. Pompeu Pompílio Pomposo"... Porém, em um episódio em que seu primo gêmeo Dr. Berinjela aparece, parece muito claro que Abobrinha pode ser o nome verdadeiro dele e que suas afirmações de que sejam "Dr. Pompeu" sejam só um apelido que gosta. Possui uma leve queda por Morgana, o que é provado quando um dia ele se disfarça de Dr. Victor e a entrega um cartão de aniversário.

Naná (Eliana Fonseca): Babá contratada pelo Doutor Victor para cuidar do Nino, pois estava se comportando muito mal. Acabou se mostrando muito perturbada e foi expulsa do Castelo.

Neneco: Amigo da escola de Zequinha. É um menino esperto e sonhador. Participou de dois episódios apenas.

Mariana: Amiga da escola de Zequinha. Visitou o castelo uma vez, quando Zequinha traz seus amigos da escola, enquanto isso, Nino perde o fio do autorama, não deixando ninguém brincar com seus brinquedos. Usa uma roupa florida e um chapéu azul com girassol na frente. Imita tudo o que os outros dizem com "É mesmo..."


Zula: Outra personagem que visitou o castelo somente uma vez, num episódio. Ela se chama Zula pelo fato de ser totalmente azul. Apareceu em um episódio que ela aparece no castelo assim de repente, pega a flauta de Nino, e ele acaba ficando com raiva dela. Depois ela pega a bola dele. Todos ficam com preconceito dela, exceto Penélope, e Mau. Penélope diz que nunca mais virá ao castelo novamente, porque eles ficaram com preconceito, e deixaram a menina na sala do castelo sozinha, chorando. Mau apaixona-se pela Zula. Na localidade onde Zula reside, todos seus amigos tem o costume de levar presentes para quem visita. Foi o que acabou acontecendo no final, ela fez uma mágica com a bola de Nino. Ela fez com que uma bola, aparecessem múltiplas bolas, e no final todos acabam brincando.

Em 2000, foi lançado Castelo Rá-Tim-Bum, o filme, com direção de Cao Hamburger. O filme é vagamente baseado na série de televisão, sem nenhuma continuidade de enredo, com a adição de novos personagens. Os quadros educativos foram deixados de lado em favor da narrativa.

Nino, que era interpretado pelo adulto Cássio Scapin, passou a ser vivido pelo garoto Diegho Kozievitch. As demais crianças, que eram vividas por atores pré-adolescentes, foram interpretadas por crianças mais novas.

Para relembrar, a abertura do programa:



E quem não lembra do ratinho?


Deixe aqui seu comentário!