Dinosaurs (Família Dinossauros no Brasil), é uma série de televisão americana. Apesar de ser concebida como um programa infantil, faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média desse país.
Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions - a qual concebeu os bonecos que representam os personagens - e a Michael Jacobs Productions, entre os anos de 1991 e 1994, a série trata das aventuras de uma família de dinossauros, a Família Silva Sauro (Sinclair, em inglês), que vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens.
No Brasil, a série teve a sua primeira exibição pela Rede Globo e em seguida pelo SBT. Depois pela Rede Bandeirantes.
Curiosidades:
- Os maneirismos de Baby foram baseados no filho mais novo de Bob Young, escritor e produtor.
- O fato do seriado se passar na pré-história fez com que os calendários da série funcionassem de trás para frente, ou seja, os anos diminuíam ao invés de aumentarem. Em um episódio, Bob pergunta ao seu pai Dino se ele se questiona porque isso acontece.
- Os seres humanos apareceram em diversos episódios como homens da caverna, e os dinossauros expressaram frequentemente a opinião que os seres humanos nunca poderiam desenvolver a inteligência. Uma piada do seriado era que os dinossauros não sabem distinguir os seres humanos "machos" e "fêmeas", como mostrado em um episódio "A Dança do Acasalamento", em que os tratadores do zoológico colocaram duas espécies humanas para procriar, porém as duas espécies eram do gênero masculino.
- Em 1992, no episódio da série Os Simpsons "Black Widower", a família Simpson assiste a um programa muito similar à Família Dinossauro. Um dinossauro pai pede que seu filho toque alguma música, e o filho responde, "Don't have a Stegosaurus, man!". Então um dinossauro bebê bate na cabeça do pai, fazendo com que o pai grite: "D'oh!". Bart faz um protesto dizendo que os personagens daquela família são uma imitação da família Simpson.
- "O Dia da Geladeira", no episódio de mesmo nome, tem características na maior parte do Natal e dia de Ação de Graças.
- No episódio "Conduzindo Miss Zilda", quando são perdidos no Vale dos Monstros, há um paródia do Jurassic Park quando um monstro gigante está andando para o carro e o líquido no copo do Dino derrama a cada passo.
- O episódio "As Terríveis Crianças de Dois Anos" é uma paródia do filme O Exorcista. É também o episódio mais polêmico, por mostrar Baby queimando uma bíblia com o olhar.
- O episódio "A Guerra do Pistache" é uma crítica à primeira Guerra do Iraque. A bandeira americana é transformada em alvo, que Bob e Carlão levam nas costas como parte do uniforme, e Dino faz o seguinte comentário: "Que mal pode acontecer a eles enquanto estiverem com a nossa bandeira?"
- Em um episódio, revela-se que Vovó Zilda ficou chateada com o cancelamento do programa TV Pirata.
- Neste mesmo episódio, descobre-se que o rabo das fêmeas têm o mesmo papel sexual que os seios têm na sociedade moderna.
- Já foi comercializado um boneco do personagem Baby, teve grande exito de vendas.
Personagens principais:
Dino da Silva Sauro ... Stuart Pankin
Fran da Silva Sauro ... Jessica Walter
Robert da Silva Sauro ... Jason Willinger
Charlene da Silva Sauro ... Sally Struthers
Baby da Silva Sauro ... Kevin Clash
Dublagem brasileira:
Dino - José Santa Cruz
Fran - Maria Helena Pader
Charlene - Miriam Ficher
Bobby - José Leonardo
Baby -Marisa Leal
Zilda - Glória Ladany
Senhor Richfield - Paulo Flores
Roy Hess - Roberto Macedo
Carlão - Garcia Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário