Domingo Nostálgico: DuckTales



DuckTales (Duck Tales, Os Caçadores de Aventuras,título no Brasil) é um seriado de animação dos estúdios de Walt Disney, produzido entre 1987 e 1990, e inspirado nas séries de quadrinhos Disney, produzidas, em sua maior parte, por Carl Barks e Romano Scarpa. É considerada a série de animação mais famosa já produzida pela Disney, pelo fato de ter sido a que mais teve episódios, totalizando 100. Além da série, também foi produzido um longa metragem, intitulado "Duck Tales e o Tesouro da Lâmpada Perdida", lançado em 1990, logo após o término da série. O episódio-piloto foi exibido nos Estados Unidos em 11 de setembro de 1987.

A série foi transmitida originalmente no Brasil entre os anos de 1988 e 1996 pela emissora SBT, com a dublagem feita na Herbert Richers para a TV, dublagem pela qual a série se tornou mais conhecida no país. Também foi exibida nos canais de TV a cabo Disney Weekend e Disney Channel. A partir de 13 de abril de 2009, a série animada volta a ser exibida na Rede Globo, no programa infantil TV Globinho. Em Portugal, estreou em 1988, na RTP. Em 1991 voltou a repetir no Clube Disney na versão original com legendas em português. De 2002 a 2005, passou no Disney Channel, mas dublada em português. Em 2008, é repetido no Disney Cinemagic. Em 2009, também passou no espaço Disney Kids da SIC com a mesma dublagem portuguesa do Disney Channel e do Disney Cinemagic.

A maioria dos episódios gira em torno do nada monótono cotidiano do Tio Patinhas, sempre envolvendo sua família, seus amigos e é claro, seus inimigos. Os episódios tem histórias das mais variadas, geralmente envolvendo viagens para todos os cantos do mundo, conhecendo outros povos, civilizações, fazendo novos amigos (e inimigos), procurando relíquias e tesouros lendários, disputando competições, desvendando mistérios e até viajando no tempo. Quando não estão viajando, os personagens se aventuram dentro da agitada cidade de Patópolis, onde vivem. O seriado remete em muitas vezes as aventuras de Indiana Jones principalmente pelo espírito de aventureiro do Tio Patinhas, lembrar em muito o famoso arqueólogo vivido por Harrison Ford.



Personagens:

Amigos

Tio Patinhas - O pato mais rico do mundo. Possui um gigantesco império financeiro cujas matrizes estão na cidade americana de Patópolis. Vivia sozinho numa grande mansão, até que seu sobrinho Donald decidiu servir a Marinha e deixar Huguinho, Zezinho e Luisinho aos cuidados dele. Patinhas está sempre a procura de formas de aumentar e preservar a sua fortuna, procurando tesouros perdidos e fazendo negócios. Se há algo que lhe agrade mais que dinheiro é a família.

Huguinho, Zezinho e Luizinho
Huguinho, Zezinho e Luizinho - Sobrinhos-netos de Patinhas, são três gemeos espertos que vivem com Patinhas. São ótimos Escoteiros-mirins, sempre recorrendo ao manual em caso de grande necessidade, o que ocorre com freqüência nas aventuras com seus tios.
Huguinho - Huguinho é normalmente o líder. A sua cor é o vermelho.
Zezinho - Zezinho é o mais esperto. A sua cor é o azul.
Luizinho - Luizinho é o mais criativo. A sua cor é o verde.

Leopoldo - Mordomo de Patinhas. Trabalha na mansão desde muito antes de chegarem os sobrinhos e é ele que faz normalmente o trabalho doméstico. As vezes não gosta dos meninos.

Madame Patilda - Ama das crianças e empregada doméstica de Patinhas. Foi contratada para cuidar dos sobrinhos no 3º episódio, indo morar na Mansão Patinhas junto com sua neta, Patrícia. Gosta de muito de cantar.

Patrícia - Neta de Patilda, é uma criança adorável. Gosta de fazer festas de chá e brincar com bonecas. É esperta, ingênua e educada, gosta de animais e os seus únicos amigos são os sobrinhos de Patinhas e Asnésio.

Capitão Boeing - Piloto de Patinhas, ao contrário da maioria dos personagens, ele não é um pato, e sim um pelicano. É um jovem piloto e aventureiro, adora pilotar, mas normalmente acaba destruindo os aviões. Também é o chefe dos Escoteiros-Mirins.

Asnésio - É um amigo de Huguinho, Zezinho e Luisinho, e companheiro deles nos Escoteiros-Mirins de Patópolis. Usa óculos, é gordinho e um pato desajeitado, porém seu bom coração supera todos os seus defeitos. Em um dos episódios, se transforma no Super Asnésio. Em outro episódio, consegue trinfar no beisebol pensando que a bola é um doce de padaria. É o melhor amigo do Capitão Boeing.

Professor Pardal
Professor Pardal - Inventor. Costuma construir invenções que ajudem Patinhas nas suas caças ao tesouro, mas que muitas vezes acabam arranjando mais confusão ainda. Ele tem como companheiro um pequenino robô inventado por ele mesmo, chamado Lampadinha.


Pato Donald - Sobrinho. Aparece apenas em alguns episódios da série. Como teve de ir servir à Marinha, deixou a guarda dos seus três sobrinhos com o Patinhas. Em alguns episódios, vemos como é a vida de Donald na Marinha, geralmente seu Almirante o coloca para limpar o navio e os demais marinheiros não entendem o que Donald fala. Os sobrinhos e Donald tem uma relação de grande amizade, ao contrário dos desenhos antigos de Donald, onde os sobrinhos aprontavam com Donald. Aparece apenas na 1ª temporada.

Gastão - Sobrinho. O pato mais sortudo do mundo aparece em alguns episódios. Aparece apenas na 1ª temporada.

Patralhão - Contador de Patinhas que possui a identidade secreta de Robopato/Gizmo Pato, um super herói de Patópolis, numa sátira ao Robocop. A palavra secreta para se transformar em Robopato era "Baboseira". Aparece apenas a partir da 2ª temporada.

Sra. Crackshell - Mãe de Patralhão. É preguiçosa e a única coisa que faz é ver TV. Aparece apenas a partir da 2ª temporada.

Bubba - Pato das cavernas. Encontrou-se com Patinhas quando ele visitou a idade da pedra. Decidiu viver com Patinhas no futuro, pois não gostava de viver no passado. Levou junto com ele seu dinossauro de estimação, Dedão. Aparece apenas a partir da 2ª temporada.

Inimigos

Pão Duro Mac Mônei
Pão Duro Mac Mônei- Rival de Patinhas. De origem escocesa (no original, seria sul-africano) é o segundo pato mais rico do mundo. A sua maior ambição é superar o Patinhas em sua fortuna, e está sempre tentando fazê-lo de forma desonesta.

Maga Patalógika- Feiticeira. Pensa que se derreter a Moeda Número Um do Tio Patinhas, vai conseguir um amuleto que a fará a pata mais rica do mundo. Em uma das histórias em quadrinhos, ela consegue isso, mas com as Moedas Número Um de outros universos paralelos, mas isso altera a ordem nos universos e ela pecisa destruir o amuleto para tudo voltar ao normal.

Mamãe Metralha - Mãe dos Irmãos Metralha e chefa da quadrilha.

Mancha Negra - Aparece em alguns episódios. É um vilão com aspecto de fantasma, só que cor a cor preta. Tem os olhos vermelhos. Vive bolando planos para ser a criatura mais poderosa do mundo.

El Capitán- Um velho capitão da armada espanhola. Encontrou o tesouro dos Sóis Dourados, mas perdeu-o num naufrágio quando o barco se afundou num pequeno país chamado Ronguay. Quatrocentos anos depois, El Capitain decide recuperar o tesouro. Mas Patinhas também o quer. A única coisa que o mantém vivo é a febre do ouro.

Os Irmãos Metralha e a Maga Patalógika
 
Os Irmãos Metralha- Grupo de ladrões que tenta sempre assaltar a caixa-forte. Já tentaram centenas de vezes, mas sempre acabam frustrados.


Merlock- Vilão do filme. Possuiu uma lâmpada mágica, mas ela foi roubada por um ladrão chamado Coollei Baba. Mil anos depois, Patinhas encontra o mapa de Coollei Baba.


Dijon- Vilão do filme. Trabalhou para Merlock, mas também apareceu em alguns episódios trabalhando para ele mesmo ou McMônei.







Nenhum comentário:

Postar um comentário