Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca, no Brasil) foi uma série televisiva americana transmitida originalmente durante os anos de1984 a 1988, em 88 episódios. Nos Estados Unidos, a série foi exibida na NBC de 16 de setembro de 1984 até 7 de setembro de 1986, tendo sua re-exibição novamente por syndication de 26 de setembro de 1987 até 27 de maio de 1988. No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT com o nome de Punky, A Levada da Breca, repetindo o mesmo sucesso dos Estados Unidos. Atualmente, a série foi comprada pela Rede Bandeirantes de televisão. A dublagem original realizada nos estúdios da Maga, pertence exclusivamente ao SBT, por essa razão a série foi totalmente redublada. A primeira reexibição da série ocorreu em 25 de dezembro de 2008, com um especial de natal. A série virou também desenho, e na época do seu lançamento a personagem ganhou vários produtos que foram lançados no mercado.
HISTÓRIA
Penelope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe que a levou até um supermercado em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a companhia do seu cão Pinky (Brandon). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá. O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Punky rapidamente se torna amiga de Cátia (Cherry Johnson), uma garota que vive no andar acima do apartamento de Arthur, e sua avó Luíza (Betty Johnson). Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.
Devido a dificuldade de comportamento da garota, a série é repleta de trapalhadas e situações inusitadas, contando com a presença de mais algumas personagens amigas de Punky, como Anderson Junior (Allen Anderson), e a antipática Margot (Margaux Kramer). Há vários episódios memoráveis durante a série, como o qual Cátia acaba presa em um refrigerador velho durante um jogo de esconde-esconde (Se escondendo dentro do refrigerador e não conseguindo sair depois, consequentemente sofrendo de falta de oxigênio) e Punky salva sua vida aplicando técnicas de reanimação cardiorrespiratória que ela aprendeu na escola. Há também um dos mais sérios episódios da série no qual trata de abuso sexual de menores.
Atores:
* Soleil Moon Frye como Penelope 'Punky' Brewster e Penelope 'Punky' Baker
* Brandon como Brandon (Pinky)
* George Gaynes como Henry Warnimont (Arthur Bicudo)
* Susie Garrett como Betty Johnson (Luíza Johnson)
* Cherie Johnson como Cherie Johnson (Cátia Johnson)
* Ami Foster como Margaux Kramer (Margot Kramer)
* Casey Ellison como Allen Anderson (Junior Anderson)
* T. K. Carter como Michael "Mike" Fulton (Michael 'Mike' Fulton)
Curiosidades:
- O nome do cachorro de Punky, Pinky, que em inglês é Brandon, foi baseado no nome do produtor do show, Brandon Tartikoff.
- Na versão em inglês, Cátia se chama Cherie Johnson, o mesmo nome da atriz que a interpreta.
- O protagonista de outra série oitentista “Voyagers - Viajantes do Tempo” é irmão de Soleil Moon Frye.
- O nome Punky deriva de um amor de infância do produtor Brandon. Essa verdadeira Punky chegou a aparecer na série como uma professora
Música de Abertura
A canção-tema da série, chamada "Every Time I Turn Around", foi escrita por Gary Portnoy e Judy Hart Angelo, sendo cantada pelo próprio Portnoy.
"Nunca mais eu vou dizer que essa vida me aborrece - Punky!
Deixo pra você resolver só pra ver o que acontece - Punky!
A menina que ilumina
Toda vez que a gente vê
Ainda tenho muito o que aprender com você.
Uma carinha que amolece um coração de ferro - Punky!
Um jeitinho que amolece qualquer grito ou berro - Punky!
A menina que ilumina
Toda vez que a gente vê
Ainda tenho muito o que aprender com você.
Fica aqui comigo, vem ser meu amigo, quero brincar com você
Na roda gigante, um cachorro quente
- Quem será que vai me oferecer?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário